ARTIGO: MOMENTO CRUCIAL PARA O MTE

Vivemos momentos de incertezas dentro do Ministério do Trabalho e Emprego. A cada momento, os governos rifam a instituição, barganhando cargos e ajudando a enfraquecer e destruir o patrimônio do trabalhador brasileiro.

Há pouco tempo travamos uma batalha contra a implantação do SUT (Sistema Único do Trabalho), que tem como principal objetivo saquear os cofres dos trabalhadores, quando repassa verba do FAT para estados e municípios a fundo perdido, sem o menor compromisso com o órgão. O FAT foi criado há muitos anos e tem cumprido, desde então, sua tarefa na defesa dos direitos dos trabalhadores, que são oprimidos pelos patrões.

Agora uma nova era obscura se aproxima com a junção do MTE a outro órgão. O fato é que não sabemos como essa fusão se dará na prática. Fala-se em economia, medidas duras, etc.

Mais uma vez o ministério se encontra em situação de insegurança e os seus funcionários parecem estar sendo leiloados pelos partidos políticos, que indicam pessoas para cargos comissionados sem nenhuma referência profissional que os balizem para tais funções.

Onde ficam o respeito e a dignidade aos servidores, que ao longo dos anos vêm colaborando com a aplicação de políticas públicas e tentando salvar o pouco que resta dos direitos trabalhistas?

Queremos chamar à população, os parlamentares, às milhares de pessoas que ainda têm compromisso com o Brasil, para juntos levantarmos uma ação de reconstrução e fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego.

É necessário transparência nas ações. Os governos passam, as instituições ficam. Quem tem o direito de destruir esse patrimônio do porte do MTE? Vamos à luta! Dignidade e respeito aos trabalhadores!

carmem_marques

Carmem Lúcia Marques é sindicalista, diretora do SINPRECE e da ASSERTRA e funcionária pública do Ministério do Trabalho e Emprego no Ceará. 

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE