Assistentes Sociais aprofundam debate político durante seminário

O III Encontro Estadual de Assistentes Sociais do INSS / Ceará, realizado na sexta-feira (13) passada, no auditório do Sinprece se tornou um grande espaço de mobilização e debate político com os trabalhadores do Serviço Social e da Reabilitação Profissional.  O evento pontuou as principais questões conjunturais que hoje rebatem nos serviços previdenciários refletindo retrocessos no cotidiano laboral e prejuízos aos segurados. A mesa “Conjuntura de Crise e as Políticas Sociais em efeito dominó: unindo forças e construindo resistência”, composta pela professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Erlenia Sobral,  debateu sobre os limites/possibilidades da democracia na atualidade, observando detalhes na radicalidade da história.

A pesquisadora, apontou as contradições do sistema capitalista, dando como exemplo as políticas do Governo Lula que atendeu interesses do grande capital e da massa de trabalhadores forjando a conciliação de classes inconciliaveis. Rechaçou a perseguição  a esquerda, citando o caso da morte da vereadora Marielle/RJ,  e a representatividade da condução da operação  “Lava Jato” na manutenção do status da hegemonia burguesa.  A professora falou, ainda, da corrupção sistêmica e da passividade da população em geral diante de tantos ataques aos direitos dos trabalhadores, realizando uma analogia com os escritos do teórico Antônio Gramsci.

No período da tarde, o encontro deu continuidade com a palestra do Assistente Social Ailton Marques, diretor da Fenasps. Ailton apresentou pontualmente todos os ataques  sofridos pelo Serviço Social e Reabilitação Profissional, nos últimos dois anos, dando destaque para o desmonte desses serviços e desvalorização dos profissionais frente a influência da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) na direção central do INSS. Após a fala foi construído uma metodologia de elaboração de estratégias de luta e propostas de organização das (os) Assistentes Sociais. Quatro grupos foram formados para discussão e elaboração de táticas dos seguintes eixos: Serviço Social na Reabilitação Profissional, INSS Digital e os desafios para o Serviço Social, ACP e o papel do Serviço Social na ampliação de direitos e Memorando da acumulação de cargos (mesmo 25) e memorando de restrição às atividades externas (Memo 13).

Por fim, foram retirados os delegados para o II Encontro Nacional de Assistentes Sociais do INSS e eleita as profissionais Crizeuda Freire e Daniele Monteiro para compor a representação estadual na Comissão Nacional de Assistentes Sociais da Fenasps – CONASF. Os encaminhamentos do encontro estadual serão levados para a plenária do encontro nacional para a composição do plano de luta dos trabalhadores dos serviços previdenciários. Assista momentos do encontro:

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE