CFESS encaminha nota sobre minuta de regulamentação das comunidades terapêuticas

 

cfess
cfess

OFÍCIO CIRCULAR CFESS Nº 179/2014

Brasília, 01 de dezembro de 2014.

Aos Movimentos Sociais e Entidades aliadas

Assunto: Encaminha NOTA SOBRE MINUTA DE REGULAMENTAÇÃO DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS – CONSULTA PÚBLICA

Prezado/a companheiro/a,

1. Com os nossos cumprimentos aproveitamos para divulgar e
compartilhar NOTA SOBRE MINUTA DE REGULAMENTAÇÃO DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, que se encontra em
consulta publica desde o dia 7 de novembro por parte do Conselho Nacional de Drogas – CONAD.

2. O Conjunto CFESS/CRESS, tem mantido como pauta permanente, o debate em todos os espaços, inclusive aprovando no 43º Encontro Nacional CFESS/ CRESS, realizado em setembro do corrente, no eixo seguridade social a proposta 09, com uma agenda de compromissos na perspectiva de: fortalecer a luta pela plena efetivação da reforma  psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos usuários dos serviços de  saúde mental, álcool e outras drogas, articulado com o controle social e movimentos sociais, na perspectiva de ampliação e consolidação de uma rede substitutiva que seja capaz de sustentar uma ação integral e antimanicomial no campo da saúde mental.

3. A regulação – pelo Estado – de “Comunidades Terapêuticas” para prestação de serviços de apoio às pessoas que usam de forma abusiva, ou são dependentes de drogas, se contrapõe aos princípios inscritos na Constituição Federal. O SUS prevê que um conjunto de ações e serviços de saúde sejam prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público, para atendimento universalizado no SUS.

4. O CFESS reafirma a necessidade de adensar a luta em defesa da saúde pública, por politica de drogas não proibicionista e da efetivação da reforma psiquiátrica, o que requer uma série de ações já presentes na agenda deliberada pelo Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social) e convoca toda a sociedade a se manifestar sobre a minuta que objetiva regulamentar as comunidades terapêuticas.

5. Por fim, o  CFESS, se  posiciona contrário a qualquer regulamentação das comunidades terapêuticas e propõe a não expedição desta resolução por parte do Conad.

6. A referida minuta, proposta pelo Conad está em consulta pública no período de 7 de novembro a 7 de dezembro, pelos portais do Ministério da Justiça (www.justica.gov.br – consultas públicas) e do OBID. As contribuições deverão ser enviadas para o e-mail: conad@mj.gov.br.

7. Além da consulta pública, no dia 3 de dezembro, haverá audiência pública no Salão Negro da sede do Ministério da Justiça, às 18 horas, para tratar do tema.

8. É importante a mobilização de toda a sociedade neste debate e a participação tanto na audiência, quanto na consulta pública.

Atenciosamente,

ALESSANDRA RIBEIRO de SOUZA
Conselheira Coordenadora da Comissão de Seguridade Social

MAURÍLIO CASTRO DE MATOS
Conselheiro Presidente

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE