Direção do Sindicato visita CEMJA e constata outro incêndio no prédio no Centro.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará – SINPRECE, visitou mais uma vez as instalações do Centro de Especialidades Médicas José de Alencar – CEMJA, após reincidência de incêndio no 3º andar, nesta quinta-feira, 5, no consultório médico. O incêndio iniciou a partir das instalações do ar-condicionado, localizado acima do teto no banheiro do consultório. Segundo os usuários, o tumulto foi inevitável devido à rapidez com que aconteceu o incêndio, causando transtornos e cancelamento dos atendimentos até a próxima segunda-feira (9).

Nesta manhã, diretores do Sindicato visitaram a estrutura do CEMJA e mais uma vez constataram a falta de reforma prometida desde o incêndio de 2 de janeiro de 2012. Há mais de um ano, outro incêndio compromete a infraestrutura e o atendimento, prejudicando cerca de Um mil usuários que frequetam aunidade. Segundo a direção do Centro de Especialidades, na tarde desta sexta-feira, às 15h, estarão reunidosna unidade a secretária de saúde do município, Socorro Martins, o secretário da Secretaria Executiva Regional do Centro, Regis Dias, e representantes do SINPRECEpara tomar decisões cabíveis e a perícia técnica do espaço.

Segundo a diretoria do SINPRECE, a situação do prédio se agrava e pode ter uma projeção maior devido a precariedade da subestação existente no subsolo, que não recebe manutenção há mais de um ano. O Sindicato não concorda com a abertura do CEMJA e sugere a mudança de local o mais urgente possível, alegando falta de segurança e ambiente de trabalhoaos profissionais, ecolocandoa vida em risco de milhares de usuários e trabalhadores.

O Centro de Especialidades Médicas é referência em atendimento para pacientes com medicação controlada e atenção básica. Além da distribuição de medicamentos de alto custo. Cerca de 220 pacientes recebem medicamentos de alto risco, 1300 pacientes HIV positivo são acompanhados e aproximadamente Um mil usuários passam pela unidade por dia. Um prejuízo sem mensuração para os usuários que necessitam dos remédios e do atendimento já agendado para os dias em que o CEMJA ficaráde portas fechadas.

Em 2 de janeiro de 2012, o quarto andar foi todo incendiado começandono almoxarifado e se espalhou rapidamente por conta dos materiais inflamáveis e da pouca ventilação no local.Após este acontecimento, foi levantada a perícia técnica da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e engenheiros, mas até o momento nenhuma reforma foi feita. Todo o quarto andar continua interditado.

A vendedora Maria do Carmo Macedo estava no prédio para receber um eletrocardiograma. “Era muita gente correndo, tinha até idosos e crianças. Várias pessoas sendo atropeladas uns pelos outros, pelas escadas e elevadores. Enquanto dois policias que atuam na praça, tentaram apagar o incêndio. Foi um momento de pânico, todos nós saímos prejudicados sem o atendimento e medicação”, informa.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE