Falta médico perito em Campos Sales

REGIONAL

 

Confira a matéria publicada na edição do dia 06/06, no jornal Diário do Nordeste, sobre a falta de médico e assistente social no INSS de Campos Sales, com foto de Honório Barbosa:

Campos Sales. A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desta cidade, localizada no Sul do Ceará, há mais de três meses, está trazendo sérios prejuízos aos pacientes e segurados, por falta de atendimento e realização de perícia. O problema, entretanto, não se restringe a esta cidade. De 22 agências da Previdência Social, no Sul do Ceará, 13 não dispõem de serviços de perícia médica.

O atendimento, que deveria ser feito em Campos Sales, está sendo transferido para outras agências de municípios da região, distante até 150 quilômetros. A ausência do serviço de perícia médica afeta, além de Campos Sales, segurados das cidades de Antonina do Norte, Araripe, Aiuaba, Potengi e Salitre, no Ceará; e Pio IX, Fronteiras e São Julião, no Piauí.

Audiência

O vereador Genilton Costa, de Campos Sales, disse que apresentou requerimento no legislativo municipal solicitando esclarecimentos da Superintendência da Previdência Social em Recife e em Juazeiro do Norte. “O atendimento era limitado, não atendia à demanda regional, mas agora, sem o médico e a assistente social, piorou muito”, disse o parlamentar. “São pessoas pobres, da zona rural, que são jogadas, ora para Assaré, ora para o Crato, sem ter condições de custear despesas”, salientou.

Costa destacou que aguarda uma resposta do requerimento, mas caso o problema não seja resolvido pretende propor a realização de uma audiência pública para discutir a questão e solicitar uma solução para o problema. “Recebo muitas reclamações por causa da falta de assistência aos segurados”, disse. “Os moradores da zona rural sofrem ainda mais com a dificuldade de deslocamento. Às vezes vão para Assaré e de lá reenviam para o Crato”, ressaltou.

A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência da Previdência Social afeta centenas de pessoas. Há três meses o problema vem se agravando. Em 9 de agosto de 2014, o caderno Regional do Diário do Nordeste publicou matéria com o título “Faltam agências e médicos peritos no Interior”. De lá para cá, pouca coisa mudou. Os usuários reclamam de atendimento precário, com unidades lotadas e demora para exames periciais.

Apesar do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS ter melhorado o funcionamento em dezenas de cidades, problemas ainda são recorrentes. Algumas agências estão concluídas e permanecem fechadas e outras estão em construção, sem prazo para conclusão dos serviços.

Em algumas cidades, o atendimento ainda é feito em antigas unidades, imóveis alugados, sem condições adequadas de trabalho. Espaço superlotado e falta de conforto para os segurados e servidores. No Ceará, são 79 agências da Previdência Social.

A agência da Previdência Social de Campos Sales foi construída em 1965, mas foi reformada e modernizada em 2009. “Houve uma melhoria na estrutura física, mas não no atendimento, que era precário, e agora piorou com ausência de profissionais”, frisou Genilton Costa.

A Assessoria de Imprensa da Previdência Social informou que a Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro do Norte possui 22 agências da Previdência Social (APS) em sua rede de atendimento. Destas, 13 unidades não ofertam serviços de perícia médica e não possuem peritos médicos lotados. São elas: Acopiara, Aurora, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Orós, Pedra Branca, Senador Pompeu e a Agência de Atendimento a Demandas Judiciais.

O INSS já encaminhou solicitações de abertura de novo concurso e aguarda autorização para ampliação do número peritos médicos lotados em suas agências regionais.

Mais informações:
Gerência Regional do INSS em Fortaleza – (85) 3255-7466
Juazeiro do Norte
(88) 3572-4300
Agência de Campos Sales
Fone: (88) 3533-1370
Câmara Municipal de Vereadores
Fone: (88) 3533-1666

Honório Barbosa
Colaborador

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE