Geral

Geral - 27/03/2018
Fenasps participa do 3° Encontro de Saúde do Trabalhador

Fenasps participa do 3° Encontro de Saúde do Trabalhador

TEXTO: +A -A

Os diretores da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Carmem Marques, Ana Lago e Daniel Emmanuel, participaram no fim de semana, no Rio de Janeiro, do 3° Encontro de Saúde do Trabalhador. O evento foi realizado entre os dias 23 e 25 de março, em Xerém, e reuniu centenas de sindicalistas. O combate aos ataques à saúde física e mental da classe trabalhadora estava como pauta prioritária.

Foram 3 dias para que os participantes aprofundassem graves problemas ocorridos nos locais de trabalho que acometem a saúde da classe operária, além de danos causados pela a reforma trabalhista. Exposições de números assustadores, como apresentou o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelando dados que atingem a margem de 300 milhões de acidentes de trabalho no mundo, tirando a vida de cerca de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, também foram apresentadas.

A discussão também se concentrou no desmonte do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Justiça, do Trabalho e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por fim, ficou aprovada uma carta/manifesto com uma síntese dos debates realizados, além de resoluções e moções que serão disponibilizadas posteriormente no site da Central.