Mudanças no atendimento do INSS se torna pauta de audiência pública

A audiência pública foi iniciada com uma apresentação que aponta falhas estruturais e técnicas no atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os servidores que ocuparam a mesa demonstraram apoio à modernidade, mas esclareceram que tal situação calamitosa é devido à implantação do atendimento digital, como exemplo o “INSS Digital” sem uma estruturação adequada. A audiência foi requerida pelo deputado Acrísio Sena (PT) que defendeu a discussão que tem causado impacto para os segurados, sobretudo para pessoas idosas.

Crizeuda Freire, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), criticou as mudanças, visto que não houve um estudo prévio acerca dos reais prejuízos para servidores e segurados. “As tecnologias são importantes, mas seu acesso não atinge uma grande parte da população que utiliza os serviços do INSS”, destacou, pontuando ainda que as agências estão sendo fechadas enquanto a fila do atendimento virtual só aumenta.

Carmem Lúcia Marques, representante da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) denunciou o fato de alguns comerciantes, donos de lan house, estarem cobrando R$ 20 para uma marcação no INSS Digital. A sindicalista demonstrou solidariedade aos servidores vítimas de agressões por parte dos assistidos que não aceitam modificações no atendimento.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE, Raphael Castelo Branco Carvalho, evidenciou preocupação sobre as regras restritivas, como sistemas que não são de fácil acesso para boa parte da população. Por fim, os componentes da mesa, juntamente com o parlamentar, definiram os seguintes encaminhamentos: moção em favor da permanência do atendimento presencial, campanha educativa nos canais de comunicação da Casa Legislativa e debater a pauta com deputados federais e senadores do Estado.

PDF AUDIÊNCIA PÚBLICA – Desmonte estrutural do INSS, os impactos para a população e servidores

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE