O ATAQUE AOS SERVIÇOS E AOS SERVIDORES PÚBLICOS

SISTEMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO SOCIAL E DEMANDA CRESCENTE DE REQUISIÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA ATUAREM NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL (RP)

A Comissão Nacional de Assistentes Sociais FENASPS (CNASF), após análises próprias e demandada por colegas assistentes sociais do INSS, que atuam no Serviço Social desta autarquia, bem como, pelas colegas que, honrosamente, compuseram o GT Nacional e Regionais de Estruturação do Sistema Informatizado do Serviço Social, vem a público e, em particular, às/aos assistentes sociais do INSS, demarcar a sua posição sobre os temas acima.

O ATAQUE AOS SERVIÇOS E AOS SERVIDORES PÚBLICOS

É sabido por todos/as que o país, há anos (e não só agora, no governo impopular, corrupto e profundamente neoliberal de Michel Temer), vem sofrendo com gestões que passaram a assumir o compromisso com o grande capital financeiro nacional e internacional, privilegiando honrar o pagamento de juros e amortização da dívida pública em detrimento dos investimentos fundamentais em políticas como a saúde, educação, habitação, cultura, transporte, segurança pública, previdência e assistência social, dentre outras.

Esta opção pelo “deus mercado” tem provocado um verdadeiro desmonte do Estado Social, sob o subterfugio de que o mesmo estaria “inchado”. Nesta direção, ao invés de eliminar os cabides de emprego e os verdadeiros privilegiados de “cargos de comissão” (não concursados), a mira dos canhões conservadores – principalmente da mídia a serviço das elites econômicas e dos interesses privados – volta-se para o conjunto dos servidores públicos e do serviço público em geral. Os servidores públicos passam a ser os culpados pelo suposto inchaço do Estado Social, pelo déficit da previdência pública, pelo rombo no orçamento fiscal e pela retomada da economia do país. 

Vistos como “marajás”, os noticiários da grande mídia nacional, partidária, parcial e vendida, ataca impiedosamente quase que todos os dias os servidores públicos, através de suas “reportagens encomendadas” e dos comentaristas selecionados a dedo para dizer que nós servidores públicos somos “numerosos demais”, “privilegiados”, “preguiçosos”, “improdutivos” etc. Nada mais vil quanto falso tal discurso. Comparado a outros países, inclusive de capitalismo central, como parte dos países europeus, o Brasil, com suas dimensões continentais, possui déficit de servidores públicos, principalmente em regiões remotas como o Norte do país, ou mesmo nos grandes centros do Sudeste. Também não é verdade que ganhamos muito. Na média, a maioria dos servidores públicos possuem remunerações que vão de 3 a 5 salários mínimos , estando longe de sermos os “marajás” que nos pintam. Somente alguns poucos setores do funcionalismo público, a exemplo de juízes, procuradores, servidores do legislativo, etc. possuem salários bem acima dessa media, ou seja, a minoria do serviço público federal. 

Continue lendo acessando a página http://nosdoinss.blogspot.com.br/2017/08/o-ataque-aos-servicos-e-aos-servidores.html#more

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE