Servidores do INSS ocupam por tempo indeterminado o prédio da autarquia em Brasília

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanecem ocupando a sede da autarquia em Brasília. Sindicatos representativos da categoria enviaram ônibus de vários estados. Neste momento, cerca de 200 pessoas reivindicam o concurso público imediato, bem como a nomeação dos aprovados no certame vigente. “Exigimos a reposição no quadro de funcionários. O INSS não pode entrar em colapso”, declarou Antônia Tavares, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece). A sindicalista recorda que outras reuniões já foram requeridas e um ofício foi protocolado no Ministério do Planejamento, mas não houve retorno da pasta.

O documento denuncia a falta de servidores e detalha que muitos estão na faixa etária de ingressar com a aposentadoria.  A situação é bem mais complexa nas cidades interioranas do Brasil, pois existe a possibilidade de fechamento de algumas agências, conforme informação do sindicato. Paralisações também foram registradas em outros estados, onde os servidores protestam  contra a reforma da Previdência e as péssimas condições  de trabalho.

Há pouco, os manifestantes conversaram com policiais militares pela janela, visto que a porta principal está fechada. Os militares comunicaram que a ocupação será acompanhada pela Polícia Federal. Enquanto isso, os servidores seguem o protesto pacífico e ocupam todos os setores do prédio. O grupo afirma que somente sairá da repartição quando for recebido pelo presidente do INSS. O Sinprece enviou os diretores Luciano Simplício, Neirenoi Fortaleza, Antônia Tavares, Crizeuda Freire e Francisco Chaves. 

 

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE