Servidores do MTb prometem intensificar ações contra a possível extinção do órgão

Em meio a tantas turbulências políticas, celebramos mais um ano de existência do Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (26). Já são 88 anos de proteção e garantias a todos os trabalhadores brasileiros através de ações do MTb e, entre as constantes ameaças de extinção do órgão, devemos buscar alternativas para que a repartição pública permaneça operando em defesa da sociedade.

Propostas de governantes que pregam o retrocesso na política social sempre existiram, mas também devemos recordar que os trabalhadores foram resistentes e vitoriosos nas lutas passadas. Neste ato simbólico, com bolo e distribuição de panfletos, os servidores informaram aos cidadãos presentes sobre os reais prejuízos à sociedade, caso o plano do Governo Federal eleito seja colocado em ação.

Nesse momento se faz necessário articular estratégias de luta, deixando os cidadãos mais próximos do MTb. Devemos acolher a todos os trabalhadores e empregadores como sempre fizemos: na expedição da carteira de trabalho, na concessão do seguro desemprego, na orientação e fiscalização da legislação trabalhista (FGTS, RAIS, CAGED, Normas Regulamentadoras, CLT, entre outras), na proteção à  segurança e saúde do trabalhador, no registro das convenções e acordos coletivos de trabalho.

Ainda sim ressaltamos a importância das mediações de conflitos trabalhistas entre empregadores e empregados, no combate ao trabalho escravo e infantil, no registro das profissões regulamentadas, na inserção do jovem aprendiz e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no fomento à economia solidária, entre outras atribuições, promovendo assim o equilíbrio das relações de trabalho, a justiça social e o respeito à dignidade humana.

O festejo desta segunda-feira, ocorrido em muitas cidades do Brasil, além de comemorar a importância social e histórica deste Ministério, foi também um alerta para que todos façam uma reflexão e digam um “NÃO” contra ideias mirabolantes que tenham por finalidade a extinção do Ministério do Trabalho. Não aceitaremos tal projeto e, nesta ocasião, deveremos ampliar o debate nos locais de trabalho, na rua e em nossos canais de mídias sociais particulares.

Apesar das ofensivas, o Ministério do Trabalho segue firme, fortalecido e atuante, realizando sua missão através de atividades essenciais ao desenvolvimento econômico e social. Mesmo com o baixo orçamento e reduzido quadro de pessoal, lutamos a cada dia por melhorias nas condições de trabalho, servindo à sociedade com qualidade e excelência.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE