Sindicato se reúne com diretor de Gestão de Pessoas do INSS em Brasília

A diretoria do SINPRECE representada por Marilene Torres e Carmem Lúcia, estiveram em Brasília, no último dia 16, reunidas com o diretor de gestão de pessoas do INSS, José Nunes Filho, para tratar dos pontos:
- Problemas de relacionamento nos locais de trabalho;
- APS Camocim;
- APS Sobral;
- Paralisação do Dia 30 de agosto.
 
Problemas de relacionamento
 

A diretoria do SINPRECE representada por Marilene Torres e Carmem Lúcia, estiveram em Brasília, no último dia 16, reunidas com o diretor de gestão de pessoas do INSS, José Nunes Filho, para tratar dos pontos:
– Problemas de relacionamento nos locais de trabalho;
– APS Camocim;
– APS Sobral;
– Paralisação do Dia 30 de agosto.

Problemas de relacionamento

Casos levados a direção geral e gerentes executivos, tendo a frente o diretor José Nunes Filho, informando um dos casos a superintendência da região Nordeste, que com a ida de representantes da superintendência ao local tenha surtido um efeito, minimizando os problemas, mas, recentemente, voltou a causar mal estar entre os colegas, podendo afetar o ambiente de trabalho e demais servidores.

Em outro caso, encaminhado pelo Sindicato a gestão de pessoas, foi encerrado da forma sem o acompanhamento devido. Diante dessa situação, as diretoras solicitaram que mais uma vez fosse enviadas pessoas da superintendência para resolver o problema, como também, que o sindicato acompanhe a resolução do caso.

Camocim
Mais uma vez a direção do SINPRECE lembrou a situação vivida pelos servidores na agência de Camocim, que sofrem com a péssima instalação do local, falta de conservação do prédio emprestado e a carga-horária dos servidores, chegando às 40h semanais. Segundo Marilene e Carmem, informaram que o Sindicato pediu ao gerente executivo de Sobral para solicitar a superintendência da região Nordeste, João Maria, o turno estendido, e tiveram como resposta que até o momento ele não obteve retorno do pleito. Por conta disso, as diretoras pediram ao Nunes Filho, que veja junto ao superintendente o motivo do por que ele não se posicionou. Argumentaram ainda que a carga-horário de 30h é um estímulo aos servidores que se encontram desestimulados, devido o cansaço físico, psíquico, ambiente de trabalho, levando a doenças. O diretor Nunes Filho irá levar a proposta à Cinara Fredo do DIRAT e a Superintendência do INSS para saber os motivos da solicitação não ter sido respondida.

Sobral (APS e Gerência sem acessibilidade)
A Gerência e APS mesmo tendo passado por reformas, atualmente, o cenário tem sido de dificuldades de acessibilidade aos que procuram o serviço e atendimento. Durante algumas visitas realizadas pela direção do Sindicato, foi constatada a falta de acesso aos servidores e segurados, ficando mais evidente após a posse de um novo servidor cadeirante. É crítica a situação das duas instituições com a falta de elevadores, mesmo com o uso da rampa, deficientes precisam da ajuda de terceiros para ter acesso aos demais andares.
O que também chamou a atenção da direção é o acesso ao RH que é necessário um elevador adaptado a deficientes, visto a alta procura ao setor. Somente pessoas sem deficiência têm acesso ao andar devido a quantidade de escadas. É estranho após as recentes reformas, não ter sido feito um projeto de engenharia para solucionar tais problemas, inclusive não existe um projeto das reformas já feitas.

Segundo Nunes Filho, a direção está levantando um censo para conhecer o atual cenário e quais agências têm deficiência de equipamentos, como também, saber quais servidores estão atuando e se em áreas compatíveis com suas deficiências. As diretoras do Sindicato lembram que já foi discutido em GT com base na NR17 e o que foi visto em prática, sendo muitos dos problemas já resolvidos.

Paralisação no Dia 30 de Agosto

Após inúmeras reclamações de servidores sobre o desconto devido a paralisação no dia 30 de agosto, foi solicitado pelo SINPRECE através de ofício ao diretor de gestão de pessoas, Nunes Filho, a suspensão do desconto, que está sendo efetuado no pagamento do mês de outubro, e em reunião, o Sindicato discutiu como repor esse dia, alegando a instituição a reposição do dia parado, será melhor do que fazer o desconto.

Segundo o diretor Nunes Filho, irá levar a proposta de acordo para reunião de diretoria. Caso seja aprovado será enviada ao Planejamento, não tendo restrição, será encaminhado ao INSS para que seja divulgado o acordo. Após assinatura, serão devolvidos 50% do valor descontado e os outros 50% ao término das reposição das horas. O Sindicato espera anunciar em breve a vitória do acordo para a categoria e mais uma vez não ser penalizado por cobrar seus direitos em ato assegurado por lei constitucional.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE