SINPRECE debate pecúlio da GEAP e critica governo

DSC09705

Com o auditório da sede lotado de peculistas, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (SINPRECE) realizou, na tarde desta quinta-feira (26), uma assembleia geral para debater o pecúlio na GEAP. O evento teve como principal objetivo atender a solicitação da FENASPS para que todos os estados realizem a discussão sobre o rumo da GEAP/Previdência (pecúlio) e seus mais de R$ 2 bilhões, pertencentes a mais de 50 mil participantes.

 

De acordo com o SINPRECE, enquanto os servidores públicos federais tiveram 5% de aumento somente em cima das gratificações este ano, o Conselho Deliberativo da GEAP reajustou o plano de saúde em 14,62%. O reajuste vem acontecendo desde o dia 1° de fevereiro.  Para a Diretoria Colegiada do SINPRECE, o fato é um desrespeito, já que há 69 anos os servidores lutam pela sua manutenção, arcando com cerca de 80% do custeio e o governo, em contrapartida, arca com aproximadamente 20%.

 

O sindicato destaca que, em 2012, a GEAP teve seu valor aumentado em 300%, enquanto no mesmo ano os trabalhadores não tiveram sequer 1% de aumento. De acordo com o SINPRECE, desde esse aumento de 300%, a consequência foi a exclusão de milhares de assistidos, pois os salários não comportavam tamanho índice de reajuste.

 

Entre outros temas abordados no encontro está a necessidade de pressão administrativa com o interventor e a Previc, objetivando forçar a liquidação do pecúlio, com a devolução do saldo existente para os peculistas, de acordo com o multiplicador pago por cada um deles.

 

O encontro também discutiu uma data para exigir o fim da intervenção na administração e seus novos rumos, a ocupação da sede do GEAP/Previdência; o resgate do pecúlio da categoria aos 70 anos sem deságio e a exigência da prestação de contas da GEAP/Previdência até os dias atuais, conforme manda o Código Civil.

 

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE