Sinprece em defesa da Educação e da Previdência Social

Mensagens de ordem, pedidos de respeito e denúncias marcaram o protesto nacional na manhã desta quarta-feira (15), em Fortaleza. Os manifestantes saíram em caminhada da Praça da Bandeira, no centro, com destino ao cruzamento das avenidas da Universidade com Treze de Maio, em frente ao Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica. O ato foi organizado pelas centrais estudantis e sindicais, após o Ministro da Educação anunciar cortes na Educação.

A equipe do governo Bolsonaro, nos últimos dias, estava decidida de cortar verba de 7 bilhões para as faculdades públicas. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), segundo matéria publicada no Jornal OPOVO, já existe um montante bloqueado. O fato só aumentou a adesão ao movimento. Diretores e servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece) estavam entre as milhares de pessoas e levavam a faixa criticando as investidas do governo federal – Contra os ataques a Educação e em Defesa da Previdência. O Sinprece também participou de atos no interior do Ceará.

Além de redução de verbas que devem ser utilizadas no pagamento de contas essenciais como água, energia elétrica e segurança, a proposta também prevê a suspensão de bolsas de pós-graduação e contratação de pessoal. Os cartazes eram taxativos e pediam que o governo não colocasse a mão na educação. As vozes ecoavam com diversas canções: “não é mole não… tem dinheiro pra milícia e não tem pra educação”. E quando passavam em frente às instituições de ensino particulares o refrão mudava para “Se você paga… não deveria,…educação não é mercadoria”.

Por fim, as centrais sindicais asseguraram que haverá uma grande mobilização nos próximos dias, a fim de convocar um maior número de pessoas para a greve geral, marcada para 14 de junho, em todo Brasil. O movimento será em defesa da permanência da Previdência Solidária.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE