SINPRECE na luta contra o câncer de mama e no apoio ao Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado em diversos países do mundo pela luta contra uma séria doença que, a cada ano, mata milhares de mulheres: o câncer de mama. O SINPRECE também adere ao movimento e se solidariza com a imensa quantidade de mulheres que foram acometidas pela doença. Precisamos cobrar uma forma mais efetiva de combater esse problema, por isso chamamos a atenção para a prevenção, que hoje continua sendo o meio mais eficaz de combate ao câncer de mama.

O SINPRECE também critica o péssimo tratamento e a forma que ele é oferecido às mulheres por parte dos governos federal, estadual e municipal, que não dão a devida importância para o grave problema, tendo em vista que mulheres quando procuram a rede pública ficam a espera de uma mamografia para diagnosticar o problema. Em alguns casos, a espera leva anos, fato esse que leva muitas mulheres a óbito.

Enquanto isso, os governos gastam milhões de reais com propagandas na televisão, chamando atenção para a prevenção precoce, alegando que, se o câncer for detectado no início, há possibilidade de cura. Precisamos de ações mais efetivas, já que os dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) são assustadores.

De acordo com o INCA, para se ter ideia, a estimativa para este ano são 57.120 casos novos. O instituto destaca que o câncer de mama é o segundo mais frequente em todo o mundo, tendo as mulheres como seu principal alvo. Ele responde por 22% de casos novos a cada ano.

O INCA destaca ainda que, no Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas e que a estimativa nacional de incidência do câncer de mama passou de 49,4 mil casos pra 57,1 mil, entre 2009 e 2014. Isso corresponde a um aumento de 13,4%.

Para evitar e se prevenir contra a doença, o INCA dá algumas dicas de prevenção: lutar contra a obesidade, evitar a ingestão de álcool, principalmente em excesso e, além de autoexame feito pela mulher, o instituto orienta que são necessários os exames físicos feitos por um profissional competente.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE