SINPRECE publicou sexta-feira (12) artigo no jornal O POVO sobre o Dia Nacional de Luta contra o SUT

A quem interessa o SUT?

A quem interessa o SUT?

Os trabalhadores brasileiros estão ameaçados por um projeto criado sorrateiramente, sem transparência, sem democracia e de forma obscura. O Sistema Único do Trabalho (SUT) nasce intransigente e sem diálogo, já que o Governo Federal apresentou uma minuta do projeto sem ampla discussão com a sociedade e, sobretudo, com os trabalhadores Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), numa grande falta de respeito com quem tem experiência e executa essas políticas públicas de tão grande relevância para toda a população do País.

Elaborado por um pequeno grupo, se aprovado no Congresso Nacional, o novo projeto será gerido por empregadores que comporão conselhos estaduais e municipais, constituídos por gestores, governo e uma pequena parcela de trabalhador, numa grave tentativa de desmonte do MTE. Dessa forma, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) deixa de ser administrado pelo ministério e as conquistas trabalhistas adquiridas ao longo de muitos anos e muitas lutas ficam ameaçadas, como o seguro-desemprego, a carteira de trabalho e a fiscalização sobre o que será feito com o dinheiro que pertence a todos os trabalhadores.

A criação do SUT, apontado pelo governo como a solução para o gerenciamento das políticas públicas, na verdade é uma grande falácia, pois os atuais problemas de falta de pessoal, estrutura e infraestrutura, na compreensão do movimento sindical e da categoria de servidores, não serão resolvidos com o projeto. Pelo contrário, o que identificamos nele é uma clara tentativa de retirar e enfraquecer as atribuições do MTE e beneficiar politicamente e financeiramente, com o nosso dinheiro, estados e municípios sem a menor competência administrativa, colocando em risco toda a verba do FAT.

Sempre na luta em defesa da população e dos trabalhadores ligados ao ministério, o Sinprece, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (Cntss) e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), realiza na manhã de segunda-feira (15), o Dia Nacional de Luta contra o SUT. A ação acontece nacionalmente e reunirá sindicatos, centrais sindicais, parlamentares e trabalhadores de todo o País. Vamos à luta!

 

Carmem Lúcia Marques

opiniao@opovo.com.br

Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece)

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado – Feriado

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) informa que, em virtude do feriado da Data Magna,

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE