Enfermeiros se reúnem na Capital

A partir de hoje, Fortaleza é a sede do 61º Congresso Brasileiro em Enfermagem. O evento discute Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, com espaços para troca de experiências e conhecimentos científicos
 
Larissa Lima
larissalima@opovo.com.br
07 Dez 2009 - 01h06min
 

A partir de hoje, Fortaleza é a sede do 61º Congresso Brasileiro em Enfermagem. O evento discute Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, com espaços para troca de experiências e conhecimentos científicos

Larissa Lima
larissalima@opovo.com.br
07 Dez 2009 – 01h06min

Mais de seis mil pessoas participam a partir de hoje do 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Fortaleza. A capital cearense vai concentrar até a próxima quinta-feira, 10, discussões em torno do tema Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental. “Apesar de todas as batalhas, ainda tem muito desemprego, muita fome (no País). Estamos tentando regatar o papel social da enfermagem“, resume Sandra Valesca Vasconcelos Fava, da comissão de divulgação e imprensa do evento. A abertura está marcada para as nove horas, no Centro de Convenções.

O Congresso é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e realizado pela seção Ceará da entidade. Sâmia Valesca destaca dois espaços pensados para refletir a temática central: a Tenda Paulo Freire, com atividades voltadas para como os enfermeiros podem contribuir para a defesa do planeta e a sustentabilidade ambiental, e o Espaço Vida, com terapias alternativas, como reiki, shiatsu, relacionadas à “humanização da enfermagem“, explica Sandra.

Ela também situa o evento como o mais importante na área científica de Enfermagem no Brasil. Vinte e três livros escritos por profissionais de enfermagem serão laçados até o fim do congresso. Além disso, 100 palestrantes convidados, entre especialistas nacionais e internacionais, lideram as atividades. Além das conferências sobre cuidado de enfermagem, responsabilidade social com o meio ambiente, contribuições do enfermeiro para a transformação social e sustentabilidade, ainda haverá mesas redondas. O foco será promoção da saúde e sustentabilidade e proteção ambiental nas diretrizes curriculares de enfermagem e na implantação da proposta pedagógica dos cursos.

Hanseníase
Desde quinta-feira, outros eventos antecedem o congresso e envolvem profissionais de outros Estados já no Ceará. Ontem, profissionais e estudantes de enfermagem apresentaram e discutiram experiências bem-sucedidas na prevenção e no tratamento da hanseníase. No sábado, foi a vez de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Aben realizarem reunião.

COMO PARTICIPAR DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

>As inscrições para o 61º Congresso de Enfermagem só podem ser feitas até hoje, no Centro de Convenções. As atividades do evento são restritas a quem estiver inscrito. Mais informações no site www.aben-ce.com.br.

> No Congresso também serão realizados 18 encontros temáticos sobre assuntos como saúde da criança, do idoso, saúde mental e violência urbana.

> A reunião realizada em Fortaleza sobre a hanseníase foi feita em parceria com o Programa Nacional de Controle da Hanseníase, do Ministério da Saúde. O objetivo era fortalecer o combate à doença, capacitando os profissionais para melhorar o atendimento de pacientes na atenção primária, principalmente no Programa Saúde da Família.

> A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Também é conhecida como lepra.

> Alguns sinais de alerta são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.

Leia na íntegra clicando aqui.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE