Administração do ISGH promove calamidade na saúde pública do Estado

Sete diretores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital de Messejana entregaram seus cargos na última quarta-feira (06/04) em decorrência da centralização da administração das unidades promovida pela Secretaria de Saúde do Estado. Com essa centralização, os gestores perdem a autonomia sobre a direção dos hospitais.

O SINPRECE entende que o argumento utilizado pelo Secretario de Saúde, Henrique Javi, de que as mudanças são pelo melhor atendimento à população são inválidas.

O que existe, de fato, é a terceirização da Saúde do Estado, que agora subsiste sob a administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH); organização que já foi presidida, entre 2013 e 2014, pelo próprio Henrique Javi!

Sua ligação com o ISGH, inclusive, já foi motivo de polêmica na imprensa e nos bastidores da política cearense. O instituto, que até um ano atrás detinha R$ 446,4 milhões em contratos para gestão de hospitais do Estado, já foi questionado por diversas instâncias, tanto por seu modelo de administração, quanto pela falta de transparência em suas contas e suas atividades.

Os hospitais em questão, assim como outros da rede pública, encontram-se sucateados, com falta de equipamento e de condições para o atendimento básico da população.

Os hospitais de Messejana e Geral de Fortaleza são referência no norte e no nordeste por seus atendimentos de média e alta complexidade, o que torna inadmissível a falta de compromisso e irresponsabilidade com que o governo vem tratando seus servidores e a população de um modo geral.

O SINPRECE não só apoia os diretores que entregaram seus cargos, como está na luta contra às atitudes arbitrárias que estão sendo impostas da Secretaria de Saúde, e em defesa da saúde pública de qualidade. Juntamente com os servidores da Saúde, vamos nos mobilizar no sentido de dar a resposta devida ao governo.

hospitais 2
Reprodução

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE