NOTA- Sinprece manifesta solidariedade aos servidores em greve no Ceará e critica falta de diálogo do governo

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) manifesta sua solidariedade à luta dos trabalhadores do DETRAN e das universidades estaduais como UECE, URCA e UVA, em greve desde o início do mês de abril. As categorias acima buscaram, por diversas vezes e de diferentes formas, diálogo com o Executivo Estadual sobre condições de trabalho e reposição salarial, mas não foram atendidas, sendo inclusive surpreendidas com um ínfimo reajuste e sem direito ao retroativo.

É inaceitável a falta de diálogo por parte do Executivo Estadual, que se coloca dentro de uma perspectiva “democrático-popular” e ignora as pautas dos servidores. Não bastasse isso, utiliza-se do aparato judicial para desmobilizar e criminalizar a greve, os sindicatos e seus dirigentes, bem como usa de violência brutal, como a ocorrida pelo Batalhão de Choque, a mando do governo de Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT), contra os servidores do DETRAN em manifestação no seu vigésimo primeiro dia de paralisação.

A truculência da Polícia contra os servidores, que foram empurrados e atingidos com spray de pimenta, demonstra uma explícita violação dos direitos humanos. É inadmissível que o governo se recuse a estabelecer uma mesa de negociação com os servidores grevistas, optando pela criminalização e/ou repressão violenta como resposta legítima às suas demandas.

Além disso, é lamentável constatar que o governador Elmano de Freitas, inclusive de procedência de movimentos sociais, adote uma postura inflexível, condicionando as negociações com os servidores grevistas à suspensão do movimento paredista. Essa rigidez impede o diálogo construtivo. Expressamos nossa solidariedade a todos os servidores estaduais em greve, seja do DETRAN como os docentes das universidades estaduais (UECE, URCA e UVA).

O Sinprece reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores. São lutas legítimas que merecem nosso apoio incondicional. O autoritarismo e a violência não têm lugar em uma sociedade livre e democrática.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Comunicado jurídico urgente – INSS

Ações 47,11% / PCCS: Já foram inscritos praticamente todos os precatórios para serem pagos no ano que vem. O sindicato está aguardando agora que a

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE