Comissão vai investigar a Geap – Fundação de Seguridade Social

Da Câmara dos Deputados
 
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi
 

Da Câmara dos Deputados

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Marcos Rossi

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou no último dia 28 o relatório prévio do deputado Celso Russomanno (PP-SP) sobre a Proposta de Fiscalização e Controle 92/09, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), para investigar a Geap – Fundação de Seguridade Social, a fim de verificar a aplicação dos recursos destinados à assistência à saúde do servidor público federal ativo ou inativo e de seus familiares.

O relator ressaltou que o conselho deliberativo da Geap aprovou, no ano passado, alteração do custeio dos planos de saúde administrados pela fundação para o exercício de 2009, o que implicou aumento das contribuições a partir de janeiro deste ano. Com a alteração, informou, os servidores ativos e inativos e os pensionistas passaram a contribuir com valor fixo mensal por beneficiário, em torno de R$ 115,19, em vez dos 8% sobre a remuneração bruta.

Aumento abusivo
Segundo Russomanno, a direção da Geap explicou que o aumento foi necessário para suprir os problemas de um plano que tem 67% dos clientes acima dos 50 anos de idade, e que acumula déficit de 25% na relação entre custeio e arrecadação. Os sindicatos ligados ao funcionalismo público, no entanto, afirmam que o aumento é abusivo e a sua manutenção acarretará grandes dificuldades financeiras aos beneficiários contribuintes, sobretudo aos idosos e de baixa renda.

O deputado disse ainda que, diante da mudança no cálculo das mensalidades do plano Geap Saúde, que atende mais de 700 mil servidores públicos e seus dependentes, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps) enviou ofício à Agência Nacional de Saúde denunciando aumento abusivo, que, em alguns casos, pode chegar a 400%.

A fiscalização, de acordo com o relator, será feita com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU). A comissão poderá ainda contar com apoio técnico da Agência Nacional de Saúde Suplementar, do Ministério da Fazenda, da Receita Federal do Brasil e da Policia Federal.

A União contribui para a Geap na qualidade de patrocinadora. No exercício de 2008, disse o relator, foram repassados R$ 323,4 milhões à entidade para fazer face às despesas com assistência médica e odontológica aos servidores, empregados e seus dependentes.

Veja o link da matéria original.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE