Profissionais de saúde são vacinados

09/03/2010
 
Até o fim da manhã de hoje, a Secretaria da Saúde do Estado dará parcial de como foi o primeiro dia no Ceará
 

09/03/2010

Até o fim da manhã de hoje, a Secretaria da Saúde do Estado dará parcial de como foi o primeiro dia no Ceará

O primeiro dia de imunização contra a gripe suína (Influenza A) foi de grande movimentação nos postos de saúde do Estado. Os primeiros da lista a se imunizar contra o vírus H1N1, transmissor da doença, os profissionais de saúde e índios começaram a receber a vacina com tranquilidade. Ao todo são 108 mil cearenses – 85 mil da área da saúde e 23 mil indígenas – incluídos na primeira etapa.

Para atender à demanda desse público, o Ministério da Saúde enviou cerca de 110 mil doses da vacina ao Ceará. O titular da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Alex Mont´Alverne, informa que a meta é de que 80% de cada um dos cinco grupos sejam imunizados até 21 de maio.

No entanto, pela movimentação de ontem, esse percentual deve ser maior. No Posto de Saúde Benedito Artur de Carvalho, no Luciano Cavalcante, todos os funcionários já estavam vacinados até as 10 horas.

No Centro de Saúde Flávio Marcílio, no Mucuripe, 80 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, recepcionista e seguranças, devem ser imunizados até amanhã, segundo a previsão da direção do posto. “Até porque, na própria quarta-feira, pela manhã, uma equipe daqui irá ajudar na vacinação do pessoal do Hospital Luiz de França”, diz a enfermeira chefe do posto, Lucila Cavalcante.

Segundo ela, a adesão ali deverá ser de 100%. “Não temos medo de possíveis reações, o mais importante é nos protegermos do vírus da gripe”, garante a auxiliar de enfermagem, Maria Cosma da Silva, que recebeu a dose assim que chegou ao posto, no período da tarde.

A primeira parcial da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) com relação à vacinação sairá no final da manhã de hoje. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, haverá uma reunião com o pessoal da Prefeitura de Fortaleza para avaliar como foi o primeiro dia.

Indígenas

Em parceria com o Governo do Estado e secretarias municipais de Saúde, a coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Ceará está vacinando toda a população indígena do Estado contra a gripe A, em16 municípios.

A imunização está sendo feita nos postos de saúde municipais e em outros pontos, como escolas. “Nos povoados mais isolados, estamos enviando equipes volantes para vacinar os índios”, destacou a enfermeira da Funasa Ceará, Maria do Socorro Dantas.

Nos lugares que não contam com equipe local da Funasa é enviado pessoal

LÊDA GONÇALVES/LINA MOSCOSO
REPÓRTERES
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE