Geral

Geral - 09/05/2018
Servidores beneficiários da Geap marcam presença em Seminário

Servidores beneficiários da Geap marcam presença em Seminário

TEXTO: +A -A

Cerca de 250 servidores, entre ativos e aposentados, participaram na última sexta-feira (4), no salão do 11° andar da Gexfor, localizado à Rua Pedro Pereira, Centro, durante o seminário que aprofundou pontos da GEAP Autogestão e Saúde. A organização ficou por conta do Sindicato dos Servidores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece). Forma de custeio, aumentos abusivos e ações judiciais foram alguns dos assuntos debatidos pela mesa composta por diretores do Sinprece, Fenaps e Assessoria Jurídica das respectivas entidades.

A indicação de políticos para cargos na GEAP foi a pauta mais criticada, sem esquecer dos aumentos abusivos. As mudanças operacionais no atendimento motivaram críticas ganhando destaque na apresentação. Os sindicalistas que compuseram a mesa falaram da importância do gerenciamento ser realizado por pessoas técnicas.

A Assessoria Jurídica pontuou algumas ações processuais que asseguram os beneficiários diante as diversas arbitrariedades da GEAP. Denúncias no Ministério Público Estadual e Federal, além do arquivamento dos processos foram questões discutidas com os assistidos do plano. Por fim, decidiram pelos respectivos encaminhamentos:

Defesa do SUS;

Realização de Assembleia Geral para aprovação de Ação judicial que garanta o pagamento pela união de 50% da percapita do custeio da Geap Autogestão e Saúde, tanto em nível federal (Fenasps) como Estadual (Sinprece);

A democratização da gestão dos planos de saúde de autogestão com administração dos usuários;

Construir Campanha em defesa da saúde pública;

Plano solidário (ganha mais, paga mais; mais idosos, pagam menos porque já contribuiu a vida inteira);

Atendimento diferenciado para idosos;

Construir um ofício com sugestões de melhorias para a Geap;

Controle Social;

Participação e voto minerva. (Beneficiário sempre acompanhará a GEAP para novos convênios)

A volta do conselho independentes e autônomos para atuar ao lado da GEAP no Ceará, compostos por representantes de seus usuários;

Requerer um plano odontológico de qualidade com profissionais ligados diretamente à GEAP.

Veja a galeria de fotos: