SINPRECE apoia o Novembro Azul na luta contra o câncer de próstata

Depois de apoiar a luta contra o câncer de mama, através do Outubro Rosa, que mês passado movimentou diversos países do mundo contra essa doença que mata milhares de mulheres a cada ano, o SINPRECE adere e apoia outra luta: o Novembro Azul. A campanha, também difundida em muitos países, foi criada com o objetivo de chamar atenção para a saúde do homem, em especial para a prevenção ao câncer de próstata, doença que traz muitas consequências dramáticas e sofridas para o sexo masculino quando diagnosticada e tratada tardiamente.
Assim como com relação ao câncer de mama, o SINPRECE também critica a falta de ações mais contundentes e de investimentos públicos dos governos federal, estadual e municipal para o combate e a prevenção da doença, bem como a falta de ações e campanhas no sentido de esclarecer e desmistificar a realização do exame feito através do toque retal, contribuindo a redução do preconceito masculino em relação ao tema, possibilitando um diagnóstico mais precocemente.
Mas não é só o toque retal o único exame para prevenir ou diagnosticar a doença. O Antígeno Prostático Específico (PSA) pode ser feito através de uma simples coleta de sangue. O PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. Essa substância também pode ser encontrada no sêmen. A possibilidade de um homem desenvolver a doença aumenta de acordo com o nível de PSA.
O sindicato compreende que a prevenção é a principal arma no combate a maioria das doenças. E os dados alarmantes estão aí para comprovar. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença acomete um a cada seis homens no Brasil. Os dados apontam que 69 mil casos deverão ser diagnosticados em 2014, o que representa um a cada 7,6 minutos. Ainda segundo o instituto, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. O INCA estima que este ano cerca de 13 mil brasileiros irão a óbito em consequência da grave doença. Dessa forma, o instituto chama atenção para a importância da realização do exame regular.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE