Médicos Péritos do INSS param por 72 horas por conta da insegurança

Os peritos médicos do INSS, por meio de sua entidade representativa, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência) decidiu nesta quarta-feira realizar uma paralisação de advertência de dois dias, a começar de amanhã, em protesto pela morte de mais um perito, ocorrida ontem, em Patrocínio (MG). A decisão foi tomada logo após o sepultamento do perito José Rodrigues de Souza, assassinado com um tiro na cabeça por um segurado do INSS.
 

Os peritos médicos do INSS, por meio de sua entidade representativa, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência) decidiu nesta quarta-feira realizar uma paralisação de advertência de dois dias, a começar de amanhã, em protesto pela morte de mais um perito, ocorrida ontem, em Patrocínio (MG). A decisão foi tomada logo após o sepultamento do perito José Rodrigues de Souza, assassinado com um tiro na cabeça por um segurado do INSS.
 
Da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social)
 
“Diante a imobilidade do governo, que não atendeu a principal reivindicação da categoria neste momento, que é a um pronunciamento público por parte do ministro da Previdência, Luiz Marinho, se comprometendo com a segurança da perícia médica e esclarecendo a população do papel do perito dentro do INSS, não vê alternativa a não ser paralisar por dois dias, em forma de advertência”, informou o presidente da ANMP, Luiz Carlos de Teive e Argolo.
 
O assassinato de José Rodrigues foi o segundo a atingir a categoria em menos de um ano. Em setembro de 2006 a perita Cristina Felipe da Silva foi assassinada na porta de sua casa, em Governador Valadares. Os casos de agressões graves aos peritos são contínuos. Neste ano um perito foi esfaqueado em Santos (SP). Após a morte de Cristina Felipe os peritos decretaram greve por tempo indeterminado, mas, retomaram o trabalho após três dias de paralisação, com a promessa de cumprimento, por parte do Ministério da Previdência, de uma pauta mínima com 10 itens acordados.
 
“Apenas um dos dez itens da pauta acordada foi cumprido. Este item é o envio em domicílio do resultado da perícia para os segurados autônomos e desempregados. Todo o resto o governo protela em atender. Agora queremos um compromisso público por parte do ministro Luiz Marinho de que os itens de segurança serão efetivamente instalados e que uma campanha nacional de conscientização do papel da perícia será feita. Pedimos isto ontem e hoje. Ele não nos atendeu. Terça-feira, em Brasília, vamos ao Ministério Público para tentar retomar o diálogo”, informou Luiz Carlos Argolo.
 
Mais informações sobre a Paralisação dos Peritos pode ser obtido no endereço eletrônico: http://www.perito.med.br/
 
Insegurança nas agências do INSS é alvo de luta do SINPRECE
 
No Ceará, não somente casos de agressão a médicos peritos são verificados. Em muitas agências da Previdência Social, outros servidores do órgão também já foram vitimas de agressão em seus locais de trabalho devido a atrasos no atendimento e outras questões burocráticas.
 
Entretanto, a razão desta demora é justamente por conta das péssimas condições de trabalho das APS em especial ao sistema de informática e refrigeração, o que ocasiona demora nos atendimentos e desconforto na espera. Em Fortaleza as agências da Previdência Social do Liceu, Parquelândia e Fortaleza Centro-Oeste passam por sérios problemas devido às péssimas condições de trabalho.
Inclusive, um relatório sobre essas condições foi entregue em 2006, ao então Ministro da Previdência, Nelson Machado e um dos itens do documento era justamente a insegurança nas agências do INSS no Ceará. O relatório foi entregue em reunião entre o SINPRECE e o Ministro, na ocasião de sua visita por Fortaleza/CE.
 
Dessa forma, o SINPRECE não apenas se solidariza com a situação dos Médicos Peritos como se engaja nesta luta nacional, que é garantir o bom atendimento e a segurança de servidores e usuários do INSS em todo país. (Sinprece)

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE