Após uma reunião de mais de sete horas, o Ibama concordou em assinar termo de compromisso que garante aos servidores que participaram da greve do órgão o pagamento integral dos salários de junho e julho.
Da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE)
A restituição de 16 dias, referentes a maio, também será feita. Mais de dois mil podem ter tido descontos em seus contracheques. Para os que tiverem descontos confirmados, a devolução dos valores deve acontecer em um prazo máximo de quinze dias. Este é o tempo estimado para que a reposição do trabalho seja negociada. Para a Condsef, que também assinou o termo de compromisso, o fato de o governo garantir que nenhum servidor sofra prejuízo financeiro deve ser comemorado.
O documento garante ainda um canal de negociação para que as demandas do setor continuem a ser debatidas. Esta greve, que durou pouco mais de dois meses, teve um caráter estritamente político. A principal motivação foi a derrubada da medida provisória (MP) 366, que ameaça dividir o instituto. A MP aguarda agora votação no Senado. Outro compromisso firmado pelos representantes do Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA) é de que nenhum grevista sofrerá retaliação por parte de seus dirigentes.
Durante a reunião, o presidente do Ibama, Bazileu Margarido, assinou o ato de revogação da Portaria 755/07 que devolve segurança aos servidores em estágio probatório.
Trabalho continua – A categoria espera agora que o Senado derrube a MP 366. A preocupação dos servidores é de que a criação do Instituto Chico Mendes fragilize o controle exercido pelo governo nas políticas ambientais. “Tudo o que queremos é defender um patrimônio que é do povo e encontramos nesta greve o instrumento legítimo para isso”, disse Pedro Armengol, diretor da Condsef. “Nossa entidade vai continuar ao lado dos servidores do Ibama, trabalhando para que as demandas e anseios da categoria sejam atendidos pelo governo”, reforçou. (Com informações do Sintsef/CE)

Greve INSS é destaque no programa “Chame o Barra”
Na quinta-feira (18), a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, acompanhou de perto o terceiro dia de greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social