A partir de hoje, e por tempo indeterminado, os bancos públicos e privados no Ceará devem parar suas atividades. Foi o que ficou decidido ontem à noite, em assembléia promovida pelo Sindicado dos Bancários do Estado
Greve dos bancos públicos e privados por tempo indeterminado a partir de hoje no Ceará. Essa foi à decisão tomada pela representação sindical da categoria no Estado após assembléia no pátio do Sindicato dos Bancários ontem à noite. A manifestação em favor da greve foi desencadeada após a negativa dos banqueiros em relação às propostas feitas na Campanha Nacional 2008, que reivindica, dentre outros pontos, um reajuste real de salário de 13,23%. A contraproposta foi de 7,5%, segundo informou a entidade.
Com isso, a maioria das agências não abre as portas hoje, segundo a assessoria do sindicato. A paralisação total vai depender da adesão das instituições bancárias. O Bradesco, por exemplo, havia entrado com uma ação de interdito proibitório a fim de proibir a greve nas suas agências.
As principais reivindicações da categoria, em âmbito nacional, são: reajuste real de 13,23%; Plano de Cargos e Salários para todos os bancários; fim de metas abusivas; aumento progressivo do piso salarial até atingir, em três anos, o piso proposto pelo Dieese; vale-refeição de R$ 17,50 por dia; cesta-alimentação de R$ 415, além de mais segurança nas agências.
*Com informações Jornal O POVO / Editoria Fortaleza

Greve INSS é destaque no programa “Chame o Barra”
Na quinta-feira (18), a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, acompanhou de perto o terceiro dia de greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social