Ocorreu hoje no estado de Santa Catarina uma manifestação dos servidores do INSS em Greve, com participação dos servidores aposentados, dos servidores do Ministério da Saúde e de companheiros em Greve do Paraná, resultou no agendamento de uma audiência com o Ministro da Previdência, José Barroso Pimentel, no próximo dia 3 de julho (sexta-feira), em Florianópolis.
O Ministro estará na cidade participando de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado. A garantia de audiência se deu após um ato público realizado na cidade de Itajaí. O Presidente Luís Inácio Lula da Silva estava na cidade para uma conferência sobre pesca e aqüicultura. Os servidores organizaram-se em frente ao local do evento onde estava o Presidente, pressionaram para entregar um documento contendo as reivindicações da Greve e a solicitação da abertura das negociações.
Diante do protesto e da possibilidade dos servidores furarem o cerco da segurança e invadirem o local, o assessor da Presidência da República, José Mauro Cassimiro, se propôs a negociar. Os dirigentes do Sindprevs/SC e do Sindprevs/PR então conversaram com o assessor explicando os motivos que levaram a categoria à Greve e colocaram a intransigência por parte do governo em negociar. O assessor então ligou para o Secretário Executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e este disse que já estava negociando com a CNTSS/CUT.
Os dirigentes argumentaram então que nem a CNTSS, nem a CUT representavam os servidores em Greve. Com novas ameaças do movimento em invadir o local onde o Presidente Lula estava, o assessor disse que faria de tudo para evitar que isto acontecesse e então garantiu que Ministro receberia representantes do Comando de Greve no dia 3 de julho, quando estará na Capital, Florianópolis.
Orientamos que os Estados se preparem para participar da atividade referente à audiência no dia 03 de julho/09, em Florianópolis/SC.
*Com informações do Relatório do Comando Nacional 26/06/2009 FENASPS
Greve INSS é destaque no programa “Chame o Barra”
Na quinta-feira (18), a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, acompanhou de perto o terceiro dia de greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social