Os funcionários da Previdência realizam na manhã de hoje um ato público em frente ao prédio do INSS em Mossoró. O protesto faz parte da greve nacional que foi deflagrada pela categoria no dia 7 de junho em Brasília (DF).
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho (SINDIPREV) em Mossoró, Márcio Freitas, o ato público dos servidores seguirá com uma caminhada até a Praça Rodolfo Fernandes, Centro, além de panfletagem para a população. Segundo Márcio Freitas, "será uma forma de a população saber o que estamos reivindicando".
A greve dos trabalhadores da Previdência continua por tempo indeterminado. "Temos adesão de quase 90% dos servidores. Além disso, contamos com o apoio de outros sindicatos que devem participar do ato público", complementa. Por enquanto, apenas serviços de emergência estão sendo realizados nas agências do INSS.
O diretor do Sindiprev diz que a greve é justa, já que o Governo quer aumentar a carga horária de trabalho e reduzir gradativamente os salários dos servidores. "O Governo quer abrir cerca de 700 agências no Brasil sem contratar novos servidores", diz.
O Governo Federal tem se negado a abrir novo concurso público para contratação de novos funcionários para atendimento. Conforme o sindicalista, deve haver cerca de 18 mil a 20 mil vagas a serem preenchidas na administração da Previdência Social do país.
REIVINDICAÇÕES
O eixo da greve é a manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução de salários e incorporação de gratificações ao salário. Na pauta de reivindicações consta ainda a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Previdência, paridade salarial entre os servidores da ativa e aposentados e abertura de novo concurso público.
O sindicato desenvolveu durante o mês de junho atividades de conscientização da sociedade com a coleta de assinatura para abaixo-assinado, com o objetivo de instalar no Congresso Nacional uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Previdência. O balanço inicial da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho (FENASP) apontou que a greve teve adesão de 16 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.
*Com informações de Lenilson Freitas / Jornal de Fato / Mossoró
Greve INSS é destaque no programa “Chame o Barra”
Na quinta-feira (18), a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, acompanhou de perto o terceiro dia de greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social