SINPRECE se reúne com Secretário Arruda Bastos

O SINPRECE, acompanhado dos servidores federais que atuam no Hospital Geral de Fortaleza, Centro de Saúde Escola Meireles e Hospital do Coração de Messejana, reuniu-se com o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, na manhã desta quinta, 23, na sede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Na pauta, o controle de ponto, que está em implantação pelo Governo do Estado nas unidades na capital, e a atual situação de atendimento dos Hospitais acima mencionados.
 
O SINPRECE, acompanhado dos servidores federais que atuam no Hospital Geral de Fortaleza, Centro de Saúde Escola Meireles e Hospital do Coração de Messejana, reuniu-se com o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, na manhã desta quinta, 23, na sede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Na pauta, o controle de ponto, que está em implantação pelo Governo do Estado nas unidades na capital, e a atual situação de atendimento dos Hospitais acima mencionados.
Vale ressaltar que, há pelo menos dois anos, o SINPRECE vem tentando marcar uma reunião com o Secretário, e que esta só aconteceu depois da ida da diretoria e de representantes dos hospitais à sede da SESA fazer uma solicitação pessoalmente.
 O SINPRECE detectou vários problemas na Portaria Nº 2.571, de 12 de Novembro de 2012, que normatiza o uso do Ponto Biométrico (eletrônico) para os servidores federais. Entendemos que essa decisão não pode vir a prejudicar os servidores, que passarão a ter duas matrículas por conta do Ponto, além de medidas que transformam o período de tolerância em atraso, o que pode resultar em advertências para os servidores. Lembramos que estes só podem ser advertidos em caso de falta grave.
Também foram feitas denúncias da retirada de profissionais qualificados de vários setores dos Hospitais Estaduais, simplesmente porque as diretorias entenderam que eles não eram mais necessários nesses lugares, o que não é verdade. Além de problemas relacionados à cancelamentos de cirurgias, falta de material ambulatorial, péssimas condições de trabalho e atendimento à população, em especial nas emergências do HGF e Hospital de Messejana.
O Secretário Arruda Bastos fez uma avaliação do Governo do Estado, sob comando do governador Cid Gomes, citando, por exemplo, a construção de novos hospitais, UPAs e policlínicas nos seis anos de governo. O SINPRECE não é contra a construção de novas unidades de saúde, mas defende que apenas prédios novos não são suficientes para resolver o problema na saúde no Ceará. Faz-se necessário o investimento também em profissionais qualificados e condições para se prestar um serviço de qualidade à população.
Após a discussão, ficou acertado:
1 – O Secretário vai solicitar um parecer jurídico dos pontos apresentados pelo Sindicato;
2 – Segundo Arruda Bastos, o Estado não tem intenção e nem pode prejudicar o servidor federal no tocante à folha de pagamento, visto que esta é paga pelo Governo Federal;
3 – O SINPRECE solicitou que a SESA envie um documento para as unidades do Estado, suspendendo o Ponto Eletrônico, até serem diluídas todas as dúvidas, principalmente as dos servidores federais. Esperamos que isso seja realmente feito;
4 – Ficou agendado um segundo encontrou para o dia 29 de maio, com horário a confirmar, no qual o Secretário irá responder as indagações dos servidores.
Diante de tudo, a categoria entende que, não há conquistas ou vitórias sem luta e unidade dos trabalhadores.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Atenção para o golpe do FALSO ADVOGADO!

O Sinprece vem, mais uma vez, denunciar a atuação de criminosos que, utilizando-se de meios virtuais, mídias digitais e ferramentas tecnológicas, vêm aplicando golpes contra

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE