Parte de teto da emergência do HGF cede e atinge pacientes
Material do teto, que é leve, não provocou ferimentos nos dois pacientes atingidos, que estavam na emergência. Causas do incidente serão apuradas pela direção do Hospital Geral de Fortaleza
Por Thiago Paiva/O POVO
Parte do teto do setor de emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) cedeu e caiu sobre dois pacientes que estavam sendo atendidos em dois leitos da unidade. O caso aconteceu na tarde da última segunda-feira, 6, na unidade, que fica no Papicu. Segundo testemunhas, os pacientes atingidos pelo material não sofreram ferimentos, já que o revestimento da unidade é feito de PVC, um material plástico leve. A direção do hospital informou que irá apurar as causas do episódio.
Os dois pacientes atingidos pelo material foram examinados e retirados dos leitos pelos próprios médicos que estavam de plantão, enquanto o serviço de manutenção recolhia o restante do PVC, que ficou pendurado no teto.
Por meio de nota oficial, o HGF informou que o incidente, considerado sem gravidade, ocorreu na Sala de Observação 2. A assessoria de imprensa do hospital informou que os reparos foram realizados logo após o problema.
Crise na Saúde
Em maio deste ano, imagens de pacientes sendo atendidos no chão do maior hospital de urgência e emergência do Ceará, o Instituto Doutor José Frota (IJF), agravaram uma crise na Saúde pela qual o Estado passava, fazendo com que investimentos no setor fossem realizados pelos governos estadual e municipal.
Na época, o Sindicato dos Médicos do Ceará e a Associação Médica Cearense (AMC) criaram a campanha “Corredômetro”, para divulgar, diariamente, situações de pessoas atendidas de forma precária nos corredores dos hospitais. Isso foi um dos fatores que contribuíram para a demissão do então secretário estadual da Saúde, Carlile Lavor.
(Foto: O POVO)