O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, aceitou de maneira positiva o convite para participar de reuniões específicas em Fortaleza e no interior. O gestor da autarquia prontamente recebeu as reivindicações da categoria em uma reunião realizada nesta terça-feira (28) na GEX Fortaleza.
Foram apresentadas algumas reivindicações, tais como: insalubridade, condições das agências, prorrogação do pagamento das horas para quem participou do congresso da categoria (Confenasps) e da greve, segurança com rota de fuga para todo servidor que atende diretamente o segurado, e resoluções do acordo de greve na mesa setorial.
Em relação ao tema da insalubridade, os gestores informaram que está sendo realizado um estudo técnico dos locais de trabalho (agências) para resolver a questão dos laudos. O INSS contratou uma empresa que já está executando as visitas.
Sobre os problemas estruturais, como a falta de ar-condicionado e aparelhos antigos nas APS, foi informado que há um processo de licitação em aberto para a compra de novos aparelhos. Foi aberto um pregão, inclusive descentralizado, para atender com maior rapidez o Nordeste, mas existem demandas com prazo para compra e instalação.
Quanto à liberação e pagamento das horas para quem participou do XVI Confenasps e da greve, o prazo foi flexibilizado para dar condições ao servidor de compensar.
A diretora também destacou a necessidade de uma mudança na estrutura das agências que permita uma rota de fuga para todos os servidores que realizam atendimentos individualizados. Isso se deve a casos de agressões praticadas por assistidos que, ao serem informados de algum resultado negativo, partem para agressão física, incluindo quebra de equipamentos, etc.
O Sinprece está sempre buscando e encaminhando as reivindicações necessárias para o bem-estar e bom atendimento da categoria. Unindo a categoria, fortalecendo a luta!