Sinprece discute valorização da carreira do Seguro Social em reunião com deputado Renato Roseno

Em uma importante agenda de articulação política, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) se reuniram, nessa segunda-feira (28), com o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A reunião teve como foco central a situação crítica enfrentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a urgente necessidade de valorização da carreira do Seguro Social, bem como o cumprimento dos acordos de greve firmados entre a categoria e o Estado brasileiro.

O encontro contou com a presença das diretoras da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), Danielle Monteiro e Thaize Antunes, que reforçaram a pauta nacional da categoria e apresentaram dados que evidenciam a importância estratégica do INSS para o funcionamento do Estado brasileiro.

Durante a reunião, foi destacado que a carreira do Seguro Social é responsável pela gestão de mais de R$ 1 trilhão por ano, configurando-se como o terceiro maior orçamento da União. Apesar dessa relevância orçamentária e social, os servidores enfrentam sobrecarga de trabalho, defasagem salarial e falta de reconhecimento institucional. Destacaram, ainda, a total falta de diálogo da gestão do ex-presidente com as entidades sindicais representantes da categoria e a gestão caótica instaurada no órgão.

As representantes da categoria defenderam a inclusão da carreira no núcleo típico de Estado, bem como o cumprimento dos acordos de greve de 2022 e 2024, ressaltando que os servidores do INSS exercem funções essenciais à garantia de direitos previdenciários da população, sustentando a Previdência Pública, gratuita e protegida contra ingerências políticas. “Essa é uma carreira que atua diretamente na defesa do Estado como assegurador de proteção social a milhões de brasileiros, e não podemos aceitar que continue sendo negligenciada”, afirmou Danielle Monteiro.

O deputado Renato Roseno manifestou apoio às demandas da categoria, reconhecendo a importância do INSS na construção de uma rede de proteção social sólida e eficiente. “A luta dos servidores é legítima e necessária. Defender o INSS é defender o direito da população à previdência pública e à dignidade”, declarou o parlamentar.

A reunião é parte de um esforço mais amplo do Sinprece e da FENASPS para mobilizar apoio político em torno da reestruturação da carreira do Seguro Social, com valorização profissional e fortalecimento institucional do INSS. O sindicato pretende intensificar o diálogo com outras lideranças políticas e sociais nos próximos dias.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

1° de Maio – Dia do Trabalhador

O Sinprece parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras federais do Ministério da Saúde, MTE e INSS pelo seu dia. Neste 1º de Maio, reafirmamos nosso

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE