Reunião jurídica ampliada discute Geap Saúde e apresenta pacote de 25 ações coletivas do Sinprece

Durante reunião ampliada realizada pelo Sinprece, nessa quarta-feira (11), os advogados Marcelo Trindade, Glênio Ferreira e Luís Fernando apresentaram um panorama das ações judiciais que passam a integrar a nova fase da assessoria jurídica da entidade. Entre os temas discutidos, estiveram os desafios relacionados à GEAP Saúde e um conjunto de 25 ações coletivas que deverão ser implementadas nos próximos meses, com foco na defesa dos direitos dos servidores e no fortalecimento das estratégias jurídicas do sindicato.

Na ocasião, o advogado Helanio Cavalcante, responsável pelo atendimento permanente na sede do Sinprece, também esclareceu dúvidas sobre a ação do PCCS (47,11%), detalhando o andamento do processo e orientando os servidores sobre os desdobramentos e os próximos passos da demanda.

Outro ponto de destaque foi o debate sobre o valor per capita da GEAP, considerado pelos advogados como um dos principais nós estruturais do plano de saúde. Segundo a avaliação apresentada, o grande problema está na baixa participação do governo no custeio. Atualmente, enquanto o plano custa cerca de R$ 2 mil por beneficiário para garantir a cobertura contratada, a contribuição governamental representa apenas uma pequena parcela desse valor, deixando a maior parte da despesa para os servidores.

Os advogados também lembraram que, em períodos anteriores, o modelo de financiamento era mais equilibrado, chegando a 80% de participação do governo e 20% dos servidores. Hoje, segundo eles, essa proporção caiu drasticamente, ficando em torno de 5% de contribuição governamental, percentual que tende a diminuir a cada reajuste. Diante desse cenário, foi defendida a necessidade de atuação conjunta das entidades, tanto no campo político quanto jurídico, para buscar uma participação mais justa do governo no financiamento do plano.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE