O Dia do Trabalho é uma data muito significativa para a classe trabalhadora de todo o mundo. Ela foi criada em 1889 em Paris para homenagear os manifestantes que organizaram uma greve geral em 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, Estados Unidos. Naquela época o trabalho nas fábricas era subumano, com jornadas diárias de até 17 horas, sem folga, férias ou aposentadoria e salários muito baixos. Por isso, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra essas condições e exigir a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.
Manifestações, passeatas, piquetes e discursos marcaram a cidade nesse dia e nos subsequentes. A repressão ao movimento se deu através de muita violência, com prisões, feridos e os três líderes enforcados. Situação que hoje, em 2013, ainda se assemelha aos movimentos realizados pelos trabalhadores, que tem cerceados o seu direito de protestar e são reprimidos de forma muito violenta, com uso de força física e armas, tal qual nos séculos passados.
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Ceará vem parabenizar, neste 1º de Maio, todos os colegas trabalhadores pela luta junto com o SINPRECE, contra tantos ataques e desmandos impostos pelos Governos. A batalha é grande, mas a esperança da vitória permeia nosso dia a dia, e nos dá coragem para não parar frente aos desafios e lutar cada vez mais por uma realidade mais justa, onde todos tenham o mínimo de direito a uma vida digna.
Diretoria Colegiada do SINPRECE.