Assistentes sociais, usuários e sindicatos participaram de ato nacional “Em Defesa do Suas”. Em parceria com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONHEMAS), os organizadores lançaram o movimento em todo Brasil. Em Fortaleza, na tarde dessa quarta-feira (8), cerca de 1.500 pessoas ocuparam o auditório da Universidade do Parlamento, no prédio anexo da Assembleia Legislativa, onde participaram de uma audiência pública que tinha como pauta principal a defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O segundo dia do ato Nacional, na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, centenas de pessoas protestaram na praça do Lampião, além de pedirem melhorias para o SUAS, que sofre com a precarização dos serviços em razão de atrasos de recursos.
A Mobilização Nacional “Em Defesa do SUAS, Retrocesso NÃO”, aconteceu em 5.570 municípios do Brasil, segundo organizadores. O movimento defende a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que se fundiu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).