ATO EM DEFESA DA SAÚDE DO POVO DE FORTALEZA

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará – SINPRECE, comprometido com as causas das categorias profissionais que representa e, em sentido mais amplo, com as da população, com a coerência e a responsabilidade que lhes são intrínsecas, se fez presente no ATO EM DEFESA DA SAÚDE DO POVO DE FORTALEZA que aconteceu na última semana de janeiro, no dia 30, no Posto de Saúde Anastácio Magalhães, localizado à Rua Delmiro de Farias, 1670 – Rodolfo Teófilo.

A população de Fortaleza enfrenta uma grave crise no atendimento à SAÚDE PÚBLICA. A Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF, no ano passado, FECHOU o Hospital Gonzaguinha de Messejana, SUSPENDEU os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais Nossa Senhora da Conceição localizado no Conjunto Ceará (este entregue a uma Organização de Saúde – OS), Gonzaguinha da Barra do Ceará, o Hospital Gonzaguinha do José Walter ao ser reformado foi extinta a emergência, já o Frotinha de Messejana está fechado pra reforma.

Destaca-se que o Conselho Municipal de Saúde ao tomar conhecimento de tal feito aprovou uma recomendação à PMF contrária a estas providências de fechamento bem como ocorreu mobilizações da sociedade civil e política denunciando tais fatos. Além do mais, outros problemas são relacionados ao atendimento nos Postos de Saúde, desde a estrutura física das unidades (goteiras, paredes mofadas, revestimento s estragados, quedas de árvores), ou seja, situação de insalubridade para profissionais e usuários. Sem contar a falta de profissionais e precarização de suas condições de trabalho, inclusive o  atraso do pagamento daqueles contratados através das OSs; falta de medicamentos, dentre outros.

Por fim, as consequências deste descaso da administração municipal para com a saúde, não são aceitáveis para um gestor municipal com formação em medicina. Tais fatos afrontam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que é uma das grandes conquistas da CF de 1988, resultado de muitas lutas de profissionais, usuários e entidades que ficou conhecido como Reforma Sanitária.

O Sinprece esteve sempre nas lutas em defesa da Saúde Pública, Universal, Gratuita e de Qualidade e pelos direitos de seus trabalhadores e usuárias/os. O SUS, mais do que em qualquer tempo, mostrou sua grandeza e de seus valorosos profissionais no contexto da Pandemia. Não podemos e não iremos aceitar os ataques históricos que a Saúde Pública vem vivenciando como terceirização, privatização, subfinanciamento e, por fim, desfinanciamento como aconteceu pela PEC do Teto dos Gastos!

Sinprece em defesa da Vida, do SUS, de todas e todos seus trabalhadoras/es e usuárias/os e pela Revogação da PEC dos Gastos já!

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE