Diretores sindicais e servidores filiados às entidades representativas, juntamente com a Fenasps, estão, nesta terça-feira (12), no Congresso Nacional cobrando dos parlamentares a intermediação para a instalação da Mesa de Negociação da Greve no MGI, após o governo entregar uma proposta que não atende ao cumprimento do acordo de greve de 2022, que tem como pauta financeira a incorporação da GDASS no Vencimento Básico. Além disso, também estão em pauta questões relacionadas ao fortalecimento da carreira do Seguro Social.
O documento segue sendo analisado pelo Comando Nacional de Greve e pela assessoria jurídica da Fenasps. O governo aguarda uma resposta até 16 de agosto. Na sexta-feira (9), ocorreu a quinta rodada de negociação da Mesa Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social, em Brasília. A Fenasps esteve reunida com o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijó, com o intuito de debater as pautas da categoria, que está em greve desde 16 de julho.
De forma autoritária, o governo iniciou a reunião informando que não haveria mudanças em relação ao percentual do reajuste; no entanto, apresentou uma proposta alternativa que, segundo os gestores, poderia ajudar nas questões financeiras dos servidores.
Diante dessa impasse, os sindicatos estaduais estão fortalecendo o processo de mobilização. No Ceará, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) estão percorrendo as agências da capital e da Região Metropolitana, debatendo sobre a importância da greve.
O Sinprece também teme a possível extinção da carreira desses servidores, como aconteceu com os trabalhadores federais da saúde, que, por falta de concursos, foram diminuindo em número e depois alocados em unidades de saúde do município e do Estado. Essa análise ocorre devido à falta de diálogo dos governos, aumento de demanda, poucos servidores e contratação de terceirizados. Em 2015, eram aproximadamente 36 mil servidores, agora, são apenas 19 mil em todo o território brasileiro.