Garibaldi Alves Filho fala sobre a melhoria na qualidade do atendimento nas agências

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da quinta-feira (31/02), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, falou sobre a melhoria na qualidade do atendimento nas agências. Leia abaixo trechos selecionados pelo Em Questão.
 
Informatização

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da quinta-feira (31/02), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, falou sobre a melhoria na qualidade do atendimento nas agências. Leia abaixo trechos selecionados pelo Em Questão.

Informatização
Os aposentados recebem uma comunicação da Previdência com antecipação de que ele terá a sua aposentadoria naquele período e poderá comparecer à agência da Previdência. Qualquer dúvida quanto a isso o telefone 135 está à disposição do segurado.

Fraude
As fraudes não são tão espetaculares [como no passado]. Elas continuam a existir, mas estão sendo coibidas graças a uma ação conjunta, uma força tarefa entre a Previdência, o INSS e a Polícia Federal. Isso é sistemático, vem acontecendo, inclusive preventivamente. Na medida em que há uma suspeita nós vamos atrás dela.

Agências
No ano passado, foram inauguradas 138 agências. Ao lado do plano de expansão, nós vamos ter agora, também, todo um projeto voltado para a reforma das agências do INSS que estiverem apresentando deficiências. O projeto de reforma das agências é agora, já para 2013. Nós estamos reservando recursos. As agências novas vão continuar a ser construídas, ao mesmo tempo em que as agências que já apresentam alguma duração, também terão todo o nosso cuidado.

Empreendedores
São quase 3 milhões de empreendedores individuais e isso já está funcionando a pleno vapor. Quem contribui com 5% do salário mínimo atual, tem direito a uma série de benefícios, quase todos os benefícios da Previdência Social. E na medida em que passa a contribuir, ele passa a ter direito.

Perícia
Estamos tomando medidas com relação a termos mais médicos e para melhorar as condições de trabalho, inclusive, do ponto de vista salarial, das suas gratificações. Na medida em que vamos melhorar, vamos exigir mais. Hoje, o tempo médio de espera para perícia é muito maior do que para a concessão do benefício. Esse tempo de espera pelo menos situado entre 20 a 25 dias para a perícia médica; para a Previdência em geral, nós estamos em 18 dias, em média. Reconheço que isso precisa melhorar e vai melhorar.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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