O movimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi diminuído ontem, no primeiro dia de paralisação dos servidores. A adesão ao protesto nacional ocorreu após assembleia realizada em 26 de junho. Estima-se que 87% dos servidores integraram o movimento paredistas no Estado, conforme o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Ceará (Sinprece).
Em Fortaleza, onde o quadro é composto por 1.100 servidores, a adesão foi de 70%, segundo o Sinprece. Ainda assim, algumas agências do INSS funcionaram na Capital. Na agência da rua Pedro Pereira, no Centro, foram distribuídas 264 senhas até o fim do dia. Segundo um funcionário, o número representa cerca de 40% dos atendimentos em expedientes normais.
Ao todo, 16 estados brasileiros aderiram à greve inciada ontem, entre eles São Paulo, Maranhão e Bahia. Os manifestantes cobram reajuste salarial de 27,5% imediato, enquanto o Governo Federal oferece acréscimo de 21% parcelado em quatro anos. Entre as reivindicações, servidores pedem ainda que as gratificações integrem o salário.
Em nota, o INSS informou que oferece remarcação de atendimento aos prejudicados. No processo será considerada a data do primeiro agendamento. Em caso de dúvidas sobre os serviços afetados, o usuário deve ligar para 135.
(Fonte: O POVO – 08/07)
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/07/08/noticiasjornalcotidiano,3466482/greve-reduz-atendimentos-em-agencias-do-inss.shtml