Confira matéria do jornal O POVO sobre a saída do médico Carlile Lavor da Secretaria de Saúde do Estado. Foto: O POVO
Governo do Ceará exonera secretário da Saúde
Secretário-adjunto, Henrique Javi, assume a pasta, respondendo interinamente pelo cargo
O Governo do Estado do Ceará exonerou nesta segunda-feira, 11, o secretário da Saúde, Carlile Lavor, a pedido do próprio médico. O secretário-adjunto, Henrique Javi, assume a pasta, respondendo interinamente pelo cargo.
No momento em que Carlile deixa o cargo, o Estado enfrenta uma grave crise na área da saúde, com surto de dengue, confirmação de dezenas de casos de sarampo e a crescente fila nos corredores dos hospitais. O agravamento na administração da pasta foi destaque diversas vezes nas páginas do O POVO.
Entrevista do secretário de saúde às Páginas Azuis, do O POVO, em março, contribuiu para o agravamento do desgaste entre o governo e o chefe da pasta. Lavor afirmou que o “Ceará gasta demais em saúde” e defendeu a redução no número de especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS), além da mudança no papel dos agentes de saúde.
Camilo diz que trabalha para resolver substituição de Carlile na SaúdeCarlile fica na Secretaria da Saúde, mas ainda analisa convite federalLavor teria deixado Sesa
Essa foi a segunda passagem do médico Carlile Lavor pela secretaria da Saúde do Ceará. A primeira foi há 28 anos, quando Tasso Jereissati (PSDB) virou governador. Na época, Carlile criou o programa de agentes comunitários de saúde, que daria origem ao programa Saúde da Família em âmbito nacional. Entre uma passagem e outra pela secretaria, ajudou a levar a mesma proposta para a África.