Presidente do INSS recebe pautas da categoria em Crateús

Nesta quinta-feira (14/03/2024), a assistente social da APS Crateús – CE, Danielle Araújo Monteiro, também presidente do Conselho Fiscal do SINPRECE e diretora da FENASPS pelo Coletivo Mudança e Renovação, foi recebida pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanuto. Na reunião, foram discutidas pautas pertinentes não só ao Ceará, mas também ao Nordeste, como a questão da fila para atendimento dos requerentes do BPC e, neste processo, a avaliação social realizada pelas assistentes sociais.

Foram tratadas as inquietações da categoria diante das mudanças ocorridas na SR NE, incluindo a nomeação de uma nova Representante Técnica dos Serviços Previdenciários e, no caso do Serviço Social, a preocupação com a diminuição do tempo de duração e o aumento de vagas de avaliações sociais, principalmente para quem está nos mutirões e PEFS.

Falamos das especificidades da região e que outras estratégias precisam ser discutidas que não sejam apenas o aumento na oferta de vagas e que não prejudiquem a qualidade do atendimento. Foi mencionada ainda a importância do diálogo com a categoria, sobretudo por se tratar de um governo democrático-popular, e, no caso do Serviço Social, a importância da retomada das reuniões do Comitê dos Serviços Previdenciários, entendendo este como um dos espaços de discussão.

O presidente Alessandro Stefanuto assegurou que não ocorrerão alterações no tempo de duração das avaliações sociais nem aumento no número de vagas de avaliação social como proposta para redução da fila, bem como o compromisso com a retomada das reuniões do Comitê. Tratamos ainda da necessidade de concurso público para os Serviços Previdenciários e, no caso do Serviço Social, informou que para este ano não haverá possibilidade de discussão e realização, mas é um assunto a ser discutido e planejado para o próximo ano.

Consideramos que foi uma conversa amistosa, reforçamos que acompanharemos as propostas que serão apresentadas para redução da fila de atendimento do BPC e, na ocasião, entregamos o documento elaborado por assistentes sociais do Coletivo Mudança e Renovação com contribuições sobre o BPC solicitado pelo GT do MDS em reunião que ocorreu na data 07/12/2022, coincidentemente a data que se comemora a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE