O servidor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e representante do Sinprece, Milton Gondin, participou nesta semana da instalação da mesa setorial de negociação permanente do MTE com integrantes do governo federal. O objetivo do encontro foi discutir a reestruturação da carreira dos servidores da pasta.
Milton Gondin reforçou a urgência da criação de uma carreira finalística específica para o MTE. Ele alertou que os servidores exercem, há décadas, atribuições típicas de Estado sem o devido reconhecimento legal, o que compromete a qualidade do serviço prestado à população.
As entidades sindicais presentes apresentaram propostas para fortalecer institucionalmente o MTE, incluindo a criação de Núcleos de Mediação de Conflitos Individuais, maior controle sobre os recursos do FAT e convênios do SINE, além de melhorias estruturais nas unidades de atendimento.
Também foram debatidos temas como o cumprimento dos acordos de greve de 2015 e 2022, o fortalecimento da fiscalização, regulamentação do teletrabalho, recomposição salarial e reajuste do auxílio-saúde.
Ao final da reunião, ficou acordada a criação de três grupos de trabalho para tratar da reestruturação da carreira, do uso das verbas do FAT e das conciliações individuais. A próxima reunião da mesa setorial está marcada para o dia 21 de outubro.