Centro-Sul: Prédio de INSS será reformado

Em junho de 2007, o INSS de Iguatu foi alvo de denúncias pelas precariedades. Este ano, passará por reformas
 

Em junho de 2007, o INSS de Iguatu foi alvo de denúncias pelas precariedades. Este ano, passará por reformas
 
As obras para a reforma do prédio da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), neste município, estão previstas para começar em até um mês. Desde 2008, a chefia da agência local negociava uma reforma no prédio com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento aos usuários deste serviço. Segundo o chefe da agência do INSS de Iguatu, Adil Vieira de Araújo, o novo prédio seguirá os padrões nacionais das agências do INSS. Temporariamente, o atendimento será realizado em um prédio alugado na Rua Antônio Mendonça, próximo ao Lago da Telha. A previsão é de que a reforma do prédio seja concluída em até seis meses.
 
Em junho de 2007, o Diário do Nordeste denunciou a precariedade da estrutura física e de atendimento da agência da previdência social em Iguatu. A agência de Iguatu, por exemplo, é uma das que será reformada como foi prevista pelo Plano de Expansão (PEX), do Ministério da Previdência Social. O orçamento, somente para o Estado, é de R$ 70,3 milhões e prevê mais 57 novas agências, além da modernização de outras 15 unidades até 2010. E a meta é criar 720 novas Agências da Previdência Social (APS) nos municípios com mais de 20 mil habitantes, em todas as regiões do País.
 
Além do PEX, também estão previstas a execução de outras 266 obras de reforma e construção de unidades já existentes. As novas agências integram a política da Previdência Social de melhorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Adil Vieira diz que as principais adequações acontecerão no espaço destinado aos funcionários do INSS.
 
“Os engenheiros já estiveram aqui e vão seguir o padrão das outras agências. Como se percebe, o local dos funcionários é muito amplo e o dos usuários é bem menor. Com certeza, isso será modificado. A principal diferença será no espaço do servidor”, diz. Desta forma, os usuários terão mais conforto. A fachada do prédio, por exemplo, não tem uma placa de identificação. Além disso, os fatores que motivaram a reforma do prédio foram a adequação nacional e, principalmente, a quantidade de pessoas atendidas diariamente.
 
De acordo com Vieira, uma média de 300 pessoas são atendidas todos os dias. A agência também é responsável por atender mais sete municípios da região: Jucás, Cariús, Saboeiro, Tarrafas, Cedro, Quixelô e Várzea Alegre.
 
Cidades com novas agências ou prédios reformados são:
 
Aquiraz, Aracoiaba, Beberibe, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Iracema, Itaitinga, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Ocara, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, S. Gonç. do Amarante, Tab. do Norte, Baturité, Canindé, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Araripe, Aurora, Barro, Caririaçu, Cedro, Jardim, Jucas, Lav. da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Orós, Pedra Branca, Várzea Alegre, Campos Sales, Icó, Senador Pompeu, Amontada, Bela Cruz, Coreaú, Cruz, Forquilha, Granja, Ipu, Independência, Ibiapina, Tauá, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Marco, Massapê, Morrinhos, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis, Sant. do Acaraú, Tamboril, Tianguá, Trairi, Ubajara e Sobral.
 
SINPRECE fez ampla denuncia sobre condições das agências
 
A Diretoria Colegiada do SINPRECE espera vê cumprida a posição do INSS em reformar as APS de todo estado. Em 2007, após um amplo trabalho, o SINPRECE divulgou relatório sobre as condições de trabalho vividas pelos servidores da Previdência de todo estado, citando inclusive, a APS de Iguatu. O fato foi levado à imprensa que divulgou material dando destaque as péssimas condições de trabalho. Desta forma, o SINPRECE reitera sua posição de cobrar melhorias continuas a todas as agências e que a reforma chegue sem atrasos de cronograma.
 
*Com informações do Diário do Nordeste / Caderno Regional e do SINPRECE

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE