Deputados criam Frente Parlamentar

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou sessão solene, no Plenário 13 de Maio. Requerido pelo deputado do PHS, Roberto Cláudio, o evento discutiu os 30 anos da Conferência da OMS em Alma Ata, no Cazaquistão; os 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS); os 15 do Programa Saúde da Família.

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou sessão solene, no Plenário 13 de Maio. Requerido pelo deputado do PHS, Roberto Cláudio, o evento discutiu os 30 anos da Conferência da OMS em Alma Ata, no Cazaquistão; os 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS); os 15 do Programa Saúde da Família. Na ocasião, também foram homenageadas personalidades que agiram em prol do SUS no Estado e lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública.
Ainda em alusão à data, os servidores públicos federais da saúde realizaram, com faixas e fantasias, ato público, em frente ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), para chamar a atenção para as formas preventivas da dengue. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Ceará (Sinprece), também com objetivo de denunciar a falta de estrutura da rede pública hospitalar para atender o crescente número de casos de dengue.
 
Segundo a diretora do Sinprece, Joana D´Arc Sousa de Freitas, “os pacientes são medicados e orientados a procurarem o Hospital São José em casos mais graves, mas o número crescente e as dificuldades por que passa o Hospital Geral (em obras há mais de dez anos) dificulta a vida dos usuários”.
 
Enquanto isso, o secretário executivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Raimundo José Arruda Bastos, considerou “válida a livre manifestação dos servidores”. No entanto, negou que haja um descaso com a saúde, principalmente com relação ao controle da dengue. “Estamos trabalhando em duas frentes. Uma através da conscientização e do trabalho preventivo perante a sociedade. Outra consiste na capacitação para o diagnóstico precoce e no atendimento hospitalar, com a posse dos concursados para médicos, enfermeiros e auxiliares”, disse.
 
O secretário executivo antecipou que a rede hospitalar também deverá se expandir ainda este semestre, com a conclusão das obras de reforma no HGF, construção dois hospitais-escolas no Interior (em Juazeiro do Norte e Sobral) e mais 20 unidades de especialidades médicas instaladas em regiões-polos municipais.
 
Legendada Foto: Servidores federais fazem manifestação e chamam a atenção para a prevenção contra a dengue (Foto: Neysla Rocha)
 
*Com informações do Diário do Nordeste / Editoria Cidade

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE