Pesquisa: 72% desconfiam dos partidos

Os escândalos de corrupção e o aumento do nível de violência que o país vivencia há anos tem mexido cada vez mais com as crenças da sociedade. Pesquisa encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostrou que 72% dos 1.500 entrevistados não confiam nos partidos políticos, 68% desconfiam dos deputados federais e 61% dos senadores.
 

Os escândalos de corrupção e o aumento do nível de violência que o país vivencia há anos tem mexido cada vez mais com as crenças da sociedade. Pesquisa encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostrou que 72% dos 1.500 entrevistados não confiam nos partidos políticos, 68% desconfiam dos deputados federais e 61% dos senadores.
 
Para o presidente da associação, Mozart Valadares, a incredibilidade nas instituições políticas e partidárias é resultado da relação que os brasileiros fazem entre elas e os atos praticados pelos agentes políticos. “Acho que quando dizem desconfiar do partido ou da Câmara, os entrevistados se referem mais ao parlamentar. Não acredito que eles façam uma separação entre as coisas. Está tudo interligado.”
O Exército mantém o índice de confiança dos brasileiros nas Forças Armadas. Durante a pesquisa, 79% dos entrevistados afirmaram confiar no poder militar, contra apenas 16% que disseram ter dúvidas.
 
O segundo lugar em credibilidade foi ocupado pela Igreja Católica (72%), enquanto a religião que mais cresce no país, a Evangélica, ocupou o oitavo lugar, com a confiança de 53% dos entrevistados. O Instituto de Pesquisas Sociais (IPESP), responsável pelo estudo, observou que o índice de credibilidade nas igrejas diminui conforme cresce o grau de escolaridade.
 
Além disso, o levantamento mostrou que o público feminino desconfia mais dos empresários e confia nas instituições ligadas à religião do que os homens, enquanto os homens garantem os índices de confiança no Exército, na Polícia Federal, na Justiça e no Ministério Público.
 
A pesquisa encomendada pelos magistrados surpreendeu no que se refere ao nível de desinformação dos entrevistados sobre o Judiciário. Apenas 8% dos deles afirmaram conhecer bem o funcionamento da Justiça, enquanto 46% afirmaram “já ter ouvido falar em Poder Judiciário”. “Esse desconhecimento preocupa. Como recorrer e acreditar em um poder que pouco se conhece? Temos de trabalhar mais a aproximação entre a Justiça e a sociedade”, comentou o presidente da AMB.
 
O estudo quantitativo em relação ao nível de confiança da sociedade nas organizações é resultado do Barômetro de Confiança nas Instituições Brasileiras, lançado ontem pela associação dos magistrados. Foram ouvidas 1.500 pessoas nas diferentes regiões do país.
 
Ranking
Confira o percentual de confiança das instituições brasileiras:
 
Forças Armadas – 79%
Igreja Católica – 73%
Polícia Federal – 70%
Ministério Público – 60%
Imprensa – 58%
Poder Judiciário – 56%
Sindicatos de trabalhadores – 55%
Igreja Evangélica – 53%
Governo Federal – 52%
Governo do Estado – 49%
Prefeitura – 47%
Empresários – 44%
Assembléia Legislativa – 39%
Senado – 33%
Câmara dos Vereadores – 26%
Câmara dos Deputados – 24%
Partidos Políticos – 22%
 
*Com informações do Jornal Correio Braziliense

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SERVIDORES DO INSS

A Secretaria de Assuntos Jurídicos têm recebido diversas ligações e mensagens sobre uma suposta nova ação da GDASS para os servidores aposentados do INSS. A

INSS Parado!

O momento é decisivo! Exige nosso engajamento! Amanhã não acessem os sistemas durante todo o expediente, principalmente não puxar nem concluir tarefa! Vamos mostrar nossa

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE