Servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) que estão em greve realizaram ontem pela manhã uma manifestação no Hospital Infantil Albert Sabin, no Vila União. Com o apoio de membros do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), os manifestantes protestaram contra o que eles chamavam de tentativa de esvaziamento do movimento.
A principal reivindicação da categoria é a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a classe. Conforme Airton Lucena, da diretoria do Mova-se, a cada dia servidores e sindicalistas estão se deslocando a um hospital levando a mensagem do movimento.
Lucena explica que o Mova-se e os grevistas estavam mantendo, durante a semana passada, um "quartel general" na Praça José de Alencar, onde explicavam a situação à população que passava pelo local. Desde ontem, porém, adotaram a estratégia de deslocamento a uma unidade de saúde para a promoção de atividades que demonstrem a força do movimento. As concentrações vão ocorrer diariamente das 7 ao meio-dia. Para esta semana estão programadas visitas aos hospitais do Coração, São José, e Geral de Fortaleza (HGF). De acordo com Lucena, essa decisão foi tomada na última sexta-feira, durante reunião realizada para discutir as ações da paralisação. O movimento grevista dos servidores da Saúde estadual começou dia 24 de setembro.
O secretário executivo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, disse que respeita as movimentações promovidas pelos servidores. "É um direito que eles têm", opinou, acrescentando que os hospitais estão funcionando normalmente, atendendo tanto casos eletivos quanto de urgência/emergência. Bastos destacou que representantes de categorias de nível superior e também servidores de nível médio que não paralisaram estão negociando com o Governo do Estado a elaboração do PCCS. Ainda conforme o secretário é provável que entre os dias 13 e 17 próximos uma comissão seja recebida pelo governador Cid Gomes.
*Com informações do Jornal O POVO / Editoria Fortaleza

Greve INSS é destaque no programa “Chame o Barra”
Na quinta-feira (18), a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, acompanhou de perto o terceiro dia de greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social