
Em uma importante agenda de articulação política, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) se reuniram, nessa segunda-feira (28), com o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A reunião teve como foco central a situação crítica enfrentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a urgente necessidade de valorização da carreira do Seguro Social, bem como o cumprimento dos acordos de greve firmados entre a categoria e o Estado brasileiro.
O encontro contou com a presença das diretoras da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), Danielle Monteiro e Thaize Antunes, que reforçaram a pauta nacional da categoria e apresentaram dados que evidenciam a importância estratégica do INSS para o funcionamento do Estado brasileiro.
Durante a reunião, foi destacado que a carreira do Seguro Social é responsável pela gestão de mais de R$ 1 trilhão por ano, configurando-se como o terceiro maior orçamento da União. Apesar dessa relevância orçamentária e social, os servidores enfrentam sobrecarga de trabalho, defasagem salarial e falta de reconhecimento institucional. Destacaram, ainda, a total falta de diálogo da gestão do ex-presidente com as entidades sindicais representantes da categoria e a gestão caótica instaurada no órgão.
As representantes da categoria defenderam a inclusão da carreira no núcleo típico de Estado, bem como o cumprimento dos acordos de greve de 2022 e 2024, ressaltando que os servidores do INSS exercem funções essenciais à garantia de direitos previdenciários da população, sustentando a Previdência Pública, gratuita e protegida contra ingerências políticas. “Essa é uma carreira que atua diretamente na defesa do Estado como assegurador de proteção social a milhões de brasileiros, e não podemos aceitar que continue sendo negligenciada”, afirmou Danielle Monteiro.
O deputado Renato Roseno manifestou apoio às demandas da categoria, reconhecendo a importância do INSS na construção de uma rede de proteção social sólida e eficiente. “A luta dos servidores é legítima e necessária. Defender o INSS é defender o direito da população à previdência pública e à dignidade”, declarou o parlamentar.
A reunião é parte de um esforço mais amplo do Sinprece e da FENASPS para mobilizar apoio político em torno da reestruturação da carreira do Seguro Social, com valorização profissional e fortalecimento institucional do INSS. O sindicato pretende intensificar o diálogo com outras lideranças políticas e sociais nos próximos dias.