Projeto sobre desaposentação pode ser votado em comissão da Câmara nesta quarta, 9

Foi vergonhosa e rasteira a manobra política realizada, na última quarta-feira, 2 de outubro, por deputados governistas para novamente impedir a apreciação do Projeto de Lei (PL) nº 2682/07, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara Federal, em Brasília.

O projeto regulamenta o direito à desaposentação no Brasil, dando ao segurado a possibilidade de abrir mão da aposentadoria antiga para requerer novo benefício, que leve em consideração o tempo adicional de contribuição e a nova idade do segurado.

A manipulação começou com a chegada do deputado Zeca Dirceu (PT/PR), filho do ex-ministro e mensaleiro condenado José Dirceu, relator do projeto. Em vez de participar da sessão, como é a sua obrigação, o parlamentar assinou a presença e saiu sorrateiramente da sala. Certamente ele notou a presença de centenas de aposentados que reivindicavam de forma democrática a aprovação do projeto.

De forma covarde, o deputado baiano Afonso Florence (PT) pediu vistas do projeto, para que ele não fosse votado. Dessa forma ele poderia engavetar a proposta por mais algum tempo. Com muita pressão dos aposentados, o pedido foi negado pela maioria.

Inconformado, Afonso apelou e começou a agir de má-fé, usando de artimanhas indignas de qualquer homem público. Com a fuga de Zeca Dirceu, o presidente da mesa deveria nomear outro relator. Isso não aconteceu, para evitar melindres do Governo. Em outra manobra, foi pedida verificação de quórum. Os governistas saíram da sala, impedindo a continuidade da reunião.

Indignados com tamanha podridão, dezenas de aposentados se revoltaram e começaram a vaiar e gritar na sala e corredores: “PT, nunca mais você! PT, nunca mais você!”.

Após a confusão, foi determinado que o projeto da desaposentação seja apreciado na próxima reunião da Comissão, nesta quarta-feira, 9. Porém, caso não haja uma forte pressão dos aposentados, outras manobras maquiavélicas podem impedir a votação.

Votação será retomada nesta quarta, 9

Para esta quarta-feira, 9, a Fenasps, junto de entidades representativas de aposentados, convida todos os aposentados e os trabalhadores que puderem, especialmente os de Brasília e entorno, a comparecer na Câmara dos Deputados. O PL nº 2682/07 está na ordem do dia desta quarta na CFT, e a votação acontecerá a partir das 10h, no Plenário 4 do Anexo II da Câmara.

É muito importante estar presente e exigir dos parlamentares os nossos direitos. Essa luta não é só dos aposentados, mas também de quem está trabalhando, paga o INSS e quer ver garantidos seus direitos.

Fonte: FENASPS

Compartilhe

MAIS NOTÍCIAS

Retirada de Delegados XVI Confenasps

O SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS EM SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (SINPRECE) CONVOCA PARA AS ELEIÇÕES DE DELEGADOS DO XVI CONFENASPS – 2023  FORTALEZA –

Garanta seus direitos.
Filie-se ao SINPRECE